adplus-dvertising

O que abordar e verificar no Recém-nascido?

Índice

O que abordar e verificar no Recém-nascido?

O que abordar e verificar no Recém-nascido?

Ao observar o recém-nascido no exame geral, você deverá inspecionar forma, simetria, malformações, escavações, abaulamentos, expansibilidade e mobilidade.

Como avaliar Recém-nascido?

As primeiras horas. Imediatamente após o parto, devem-se avaliar, no recém-nascido, esforço respiratório, batimentos cardíacos, cor, tônus e irritabilidade dos reflexos, todos componentes-chave para pontuação de Apgar no 1º e no 5º minuto após o nascimento ( Classificação de Apgar ).

Como deve ser realizado o exame físico do RN?

O exame físico do RN deve ser realizado por seus segmentos e sistemas: o Cabeça: simetria; fontanelas (abauladas, deprimidas ou normotensas); suturas (cavalgamento, diástase); presença de tocotraumatismos (bossa serosanguinolenta, cefalohematoma).

Como medir perímetro Toracico recém-nascido?

Perímetro torácico: faça a medida após o recém-nascido ter inspirado, antes do início da expiração, o perímetro torácico em geral mede cerca de 2 cm menos que o perímetro cefálico, em média 30 a 33 cm. Material: Luva de procedimento; Fita métrica.

Como avaliar o turgor da pele em neonatos bebês e crianças pequenas?

Para determinar o turgor da pele, o médico puxa a pele do dorso da mão, da parte inferior do braço ou do abdome entre dois dedos de forma que ela fique levantada. A pele é puxada por alguns segundos e depois liberada. A pele com turgor normal volta rapidamente à posição normal.

Qual a sequência para realização de um exame físico no recém-nascido?

  • Estado geral do RN.
  • Crânio.
  • Pescoço.
  • Exame da face no recém-nascido.
  • Pele no recém-nascido.
  • Neurológico.
  • Tórax.
  • Abdome.

Qual o melhor momento para realizar o exame físico do RN?

O exame físico deve ser realizado com a criança despida, mas em condições térmicas satisfatórias. O exame físico mais minucioso deve ser realizado nas primeiras 24h, geralmente após 6h do nascimento.

Como é feito o perímetro cefálico da criança?

  • Desta forma, todas as vezes que for mensurado o perímetro cefálico da criança, anota-se o valor encontrado e a idade da criança naquele momento. Com auxílio de uma régua e uma caneta registra-se por meio de um ponto; conforme a próxima consulta faz-se a união dos pontos e com isso a visualização da evolução do crescimento do perímetro cefálico.

Por que o perímetro cefálico pode se modificar?

  • Ao atravessar o canal do parto, o perímetro cefálico pode se modificar devido à pressão que se produz durante a passagem nos ossos da cabeça do bebê. Devido a esta circunstância, o crânio dos bebês é flexível e está formado por placas ósseas móveis, não soldadas, que podem se montar entre si.

Como realizar a avaliação do perímetro cefálico?

  • Para realizar a avaliação e acompanhamento da criança e o crescimento do perímetro cefálico utiliza-se um gráfico. Este gráfico está presente na Caderneta de Saúde da Criança, Ministério da Saúde (2005) e a cada consulta de puericultura, após a aferição das medidas é feita o registro do valor encontrado.

Qual a circunferência cefálica do bebê?

  • - Crianças com circunferência cefálica pequena podem indicar craniossinostose ou microcefalia, sendo que bebês nascidos de mães usuárias de cocaína ou álcool podem ter circunferências cefálicas menores. Segundo Junior (2005) a craniossinostose é definida como o fechamento prematuro das suturas do crânio.

Postagens relacionadas: