Quais funções o jovem aprendiz pode exercer?
Quais funções o jovem aprendiz pode exercer?
O jovem aprendiz pode trabalhar tanto em empresas privadas quanto públicas, de médio e grande porte e de todos os segmentos de mercado. O mais comum é que o jovem aprendiz desenvolva funções de assistência administrativa, secretariado e de escritório, adquirindo vivência e experiências corporativas.
Qual a diferença entre jovem aprendiz e menor aprendiz?
- Qual é a diferença entre jovem aprendiz e menor aprendiz? Não há diferença. Antes era mais comum se referir ao programa como menor aprendiz, mas atualmente é mais chamado de jovem aprendiz, já que podem ser contratadas pessoas de até 24 anos de idade. Ambos, porém, se referem à Lei de Aprendizagem.
Como funciona o programa Jovem Aprendiz?
- Como funciona o programa jovem aprendiz? Aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo também capacitação específica na área em que esteja empregado. A legislação determina que médias e grandes empresas tenham de 5% a 15% de seus funcionários como aprendizes. O jovem pode trabalhar, no máximo, dois anos como aprendiz.
Como o jovem aprendiz é contratado pela empresa?
- Ao contrário do Termo de Estágio, o Jovem Aprendiz deve ser contratado pela empresa e possui o cargo regido pela CLT. Uma das principais diferenças com o estagiário é justamente o vínculo empregatício com a empresa que o estagiário não tem.
Como se tornar um jovem aprendiz?
- Para se tornar um jovem aprendiz, o jovem adolescente deve ter de 14 a 24 anos e deve estar cursando ou ter concluído o Ensino fundamental ou Médio em escola da rede pública. O requisito principal para se manter como jovem aprendiz na empresa é nunca ter trabalhado no segmento anteriormente.