Qual o papel de um conselheiro fiscal dentro de uma cooperativa?
Índice
- Qual o papel de um conselheiro fiscal dentro de uma cooperativa?
- O que é o Conselho Fiscal de uma associação?
- Quem é o Conselho Fiscal?
- Como deve ser feita a eleição do Conselho Fiscal?
- Qual o programa de trabalho de um conselho fiscal?
- Por que o Conselho deve opinar sobre a fiscalização dos órgãos da administração?
Qual o papel de um conselheiro fiscal dentro de uma cooperativa?
1º O Conselho Fiscal é órgão responsável pela fiscalização assídua e minuciosa da administração da Cooperativa, sujeito aos ditames do Estatuto Social e regido, de forma complementar, por este regimento.
O que é o Conselho Fiscal de uma associação?
O Conselho Fiscal, como diz seu nome, fiscaliza os atos praticados pela administração social, ou seja, pelos membros da Diretoria, especialmente no que se refere às questões financeiras e contábeis.
Quem é o Conselho Fiscal?
- O conselho fiscal é parte da estrutura de governança das empresas. Por definição, o órgão deve se ater à fiscalização dos atos dos administradores, com a verificação do cumprimento dos seus deveres legais e estatutários. O conselho também pode opinar sobre o relatório anual da administração e sobre as propostas dos órgãos da administração ...
Como deve ser feita a eleição do Conselho Fiscal?
- As regras sobre como deve ser feita a eleição do conselho fiscal são determinadas pela convenção do condomínio. Em geral, o conselho fiscal pode ser composto por três integrantes: um presidente e dois membros. Na maioria dos condomínios, opta-se por eleger o conselho fiscal na mesma reunião de condomínio para eleição do síndico.
Qual o programa de trabalho de um conselho fiscal?
- A preocupação com a qualidade dos sistemas de controles internos das companhias, o cumprimento das políticas corporativas, o mapeamento de riscos corporativos, o acompanhamento da execução dos planos de auditoria interna, além da avaliação da auditoria externa, compõem um moderno programa de trabalho de um conselho fiscal.
Por que o Conselho deve opinar sobre a fiscalização dos órgãos da administração?
- Por definição, o órgão deve se ater à fiscalização dos atos dos administradores, com a verificação do cumprimento dos seus deveres legais e estatutários. O conselho também pode opinar sobre o relatório anual da administração e sobre as propostas dos órgãos da administração a serem submetidas à assembleia geral.