adplus-dvertising

Como funciona um inversor de frequência?

Índice

Como funciona um inversor de frequência?

Como funciona um inversor de frequência?

É um dispositivo que transforma corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável controlando a potência consumida pela carga através da variação da frequência entregue pela rede. ...

Onde é usado inversor de frequência?

São diversas as aplicações dos inversores de frequência. Na indústria por exemplo são utilizados em diversos tipos de maquinários, como esteiras transportadoras, rotuladoras, tanques resfriadores de leite, bobinadeiras, ventiladores e muitas outras.

Qual a finalidade da parametrização de um inversor?

Um inversor de freqüência possibilita o controle da velocidade de um motor trifásico através da freqüência da tensão gerada. ... Programar um inversor é dito "parametrizar" o inversor. Inversores Escalares e Vetoriais. Conforme vimos, para manter o torque quando a velocidade varia basta ter a relação V/F constante.

O que é conversores e inversores?

Os Conversores e inversores de frequência são dispositivos elétricos que convertem a potência da rede alternada senoidal (ou tensão alternada) em tensão contínua em um barramento CC, e finalmente convertem esta última em uma tensão de amplitude e períodos variáveis.

Quais os estágios de funcionamento do inversor de frequência?

O inversor de frequência possui vários estágios em seu funcionamento. O primeiro é onde chegam as fases vindas da rede elétrica, que são convertidas em um sinal de corrente continua, por meio de uma ponte retificadora de onda completa com dois diodos conectados a cada fase, totalizando 6 diodos.

Quais os tipos de acionamento do inversor de frequência?

A maioria dos inversores pode ser comandada através de dois tipos de sinais: Analógicos ou digitais. Normalmente, quando queremos controlar a velocidade de rotação de um motor AC no inversor, utilizamos uma tensão analógica de comando.

O que é parametrização do inversor?

Para que o inversor funcione a contento, não basta instalá-lo corretamente. É preciso "informar" a ele em que condições de trabalho irá operar. Essa tarefa é justamente a parametrização do inversor. Quanto maior o número de recursos que o inversor oferece, tanto maior será o número de parâmetros disponíveis.

Quais são as aplicações para inversores de frequência?

  • As aplicações para inversores de frequência são diversas. No ramo industrial esses dispositivos são utilizados em diversos tipos de maquinários, como esteiras transportadoras, rotuladoras, entre outras. Porém existem também outras aplicações onde é necessário variar a velocidade de motores trifásicos.

Qual a causa de problemas com o inversor de frequência?

  • Outra causa de problemas com o inversor de frequência é o curto-circuito nas fases da alimentação. Neste caso o defeito é fácil de ser identificado pois, na maioria das vezes, há a presença de carbonização (queima) nos terminais. Além disso, nessa situação a placa principal do inversor é danificada permanentemente, inviabilizando seu conserto.

Por que um inversor de frequência pode queimar?

  • Um inversor de frequência pode queimar por diversos motivos. Em muitos casos a queima é causada por natureza externa, ou seja, por fatores que não são relacionados a defeitos de fabricação do inversor. Nesses casos, é de extrema importância identificar o motivo da queima antes de adquirir um novo inversor.

Como funciona o inversor de frequência do motor?

  • A variação de velocidade do motor é diretamente proporcional à variação da frequência, ou seja, se a frequência aumentar a velocidade do motor também aumenta, e se a frequência diminuir a velocidade do motor também reduz. Para complementar o conteúdo sobre inversores de frequência, o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica também explica ...

Postagens relacionadas: