adplus-dvertising

Quais são os elementos que compõe um estabelecimento empresarial?

Índice

Quais são os elementos que compõe um estabelecimento empresarial?

Quais são os elementos que compõe um estabelecimento empresarial?

Pode-se concluir que, os elementos que compõem o estabelecimento empresarial são compostos com o estoque, equipamentos, instalações e todas as mercadorias pertinentes à exploração da atividade econômica do estabelecimento empresarial, com a finalidade do exercício da empresa, organizado pelo empresário.

Quais os requisitos para alienação de um estabelecimento empresarial?

Assim, nos termos do art. 52, VIII, da Lei de Falências, o empresário que pretendesse alienar o seu estabelecimento empresarial deveria obter o consentimento prévio - expresso ou tácito - dos seus credores.

O que é o trespasse de um estabelecimento?

Trespasse é o nome que se dá para o contrato de compra e venda de estabelecimento empresarial que se precisa, instrumentalizar a operação. No trespasse ocorre a transferência da titularidade do estabelecimento, o titular do estabelecimento antes do trespasse era tal, depois passou a ser outro.

O que é alienação de um estabelecimento empresarial?

A alienação do estabelecimento comercial torna o adquirente solidariamente responsável (junto com o alienante) por todos os débitos relativos ao bem adquirido, desde que estas dívidas estejam regularmente contabilizadas.

Quais são os elementos do estabelecimento empresarial?

  • Compõem o estabelecimento empresarial elementos materiais, representado por bens corpóreos (móveis e imóveis) e imateriais, ou seja, os bens que integram a propriedade industrial, o nome empresarial e o ponto.

Qual a definição legal do estabelecimento empresarial?

  • Entende-se por estabelecimento empresarial o conjunto de bens (como máquinas, marca, tecnologia, imóvel, etc.) que o empresário ou sociedade empresária reúne para a exploração da atividade econômica. A definição legal de estabelecimento empresarial encontra-se disposta no artigo 1.142 do Código Civil, que assim disciplina a matéria:

Qual o valor do seu estabelecimento empresarial?

  • O estabelecimento pode ter um valor, inclusive maior do que apenas a soma do valor do seus bens, haja vista o aviamento, assim como pode ser objeto de diversos negócios jurídicos. O empresário com a noção do que é o seu estabelecimento empresarial e do que ele pode fazer com o ele, pode, estrategicamente, o ajudar em diversas situações.

Como se confunde o estabelecimento empresarial com a empresa?

  • Igualmente, não se confunde o estabelecimento empresarial com a empresa, que em exata terminologia, é sinônimo de atividade econômica – para o direito de empresa, atividade econômica organizada. Por conseqüência, o estabelecimento empresarial considerado como res (coisa) é alienável, passível de ser onerado ou de sofrer penhora.

Postagens relacionadas: