Qual a principal finalidade dos instrumentos avaliação de Impactos Ambientais AIA e o licenciamento ambiental lá estabelecidos na Política Nacional de meio ambiente PNMA instituídos pela Lei n 6938 de 1981 Brasil 1981 )?
Índice
- Qual a principal finalidade dos instrumentos avaliação de Impactos Ambientais AIA e o licenciamento ambiental lá estabelecidos na Política Nacional de meio ambiente PNMA instituídos pela Lei n 6938 de 1981 Brasil 1981 )?
- É correto o entendimento de que no caso de EIA-rima favorável vindo o dano ambiental a ocorrer não haverá responsabilidade do Estado?
- O que o órgão ambiental costuma analisar para definição de emissão de uma licença ambiental ou não?
- Qual é a importância da PNMA e do Sisnama?
- Qual a importância da Constituição Federal de 1988 e da Política Nacional do meio ambiente Lei 6938 1981 na proteção do meio ambiente?
- Em qual etapa do licenciamento ambiental o EIA-rima é avaliado?
- É de responsabilidade do Poder Público a realização do estudo de impacto ambiental?
- O que faz um engenheiro de processos?
- Qual a engenharia de produção?
- Quanto ganha um engenheiro de processos em cada estado?
- Qual a engenharia do produto?
Qual a principal finalidade dos instrumentos avaliação de Impactos Ambientais AIA e o licenciamento ambiental lá estabelecidos na Política Nacional de meio ambiente PNMA instituídos pela Lei n 6938 de 1981 Brasil 1981 )?
Ela tem como objetivo regulamentar as várias atividades que envolvam o meio ambiente, para que haja preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental. A lei busca tornar favorável a vida através de seus instrumentos, além de assegurar à população condições propícias para seu desenvolvimento social e econômico.
É correto o entendimento de que no caso de EIA-rima favorável vindo o dano ambiental a ocorrer não haverá responsabilidade do Estado?
Nesse caso, o resultado do estudo (EIA/RIMA) certamente seria desfavorável. ... Isso porque, se a defesa do meio ambiente impõe restrições à livre iniciativa, a ausência de danos ao meio ambiente – constatada através de EIA/RIMA favorável – obriga/vincula a autoridade competente a licenciar o empreendimento.
O que o órgão ambiental costuma analisar para definição de emissão de uma licença ambiental ou não?
Para a definição do tipo de licença a ser requerida ao órgão ambiental respectivo, é necessário identificar as características do empreendimento. Essa definição costuma se dar levando em conta o potencial poluidor do empreendimento e o seu respectivo porte.
Qual é a importância da PNMA e do Sisnama?
Assim, a Política Nacional do Meio Ambiente instituiu o SISNAMA e delimitou seus fins e mecanismos de aplicação, objetivando estabelecer padrões que tornem possível o desenvolvimento sustentável por intermédio de instrumentos que possam dar ao meio ambiente a maior proteção possível.
Qual a importância da Constituição Federal de 1988 e da Política Nacional do meio ambiente Lei 6938 1981 na proteção do meio ambiente?
A importância da Lei 6.938/81 para o meio ambiente A lei busca assegurar à população condições propícias para seu desenvolvimento social e econômico. ... Ela surgiu para garantir o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como prevê o princípio matriz contido no art. 225 da Constituição Federal.
Em qual etapa do licenciamento ambiental o EIA-rima é avaliado?
No caso de uma obra de significativo impacto ambiental, na fase da licença prévia o responsável deve providenciar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). O documento técnico-científico traz um diagnóstico ambiental, analisa impactos e suas medidas compensatórias.
É de responsabilidade do Poder Público a realização do estudo de impacto ambiental?
225 º, § 1º, IV da Constituição Federal, que obriga o Poder Público a dar Publicidade ao EIA/RIMA, salvo o sigilo imposto, não poderá ser este oculto à sociedade, sob pena de responsabilidade. ... Podendo o próprio proponente do projetor apresentar seus comentários ao EIA/RIMA.
O que faz um engenheiro de processos?
- O que faz um Engenheiro de Processos? Estuda as atividades de produção e elabora proposta de melhorias em processos, equipamentos, dispositivos e métodos, correção de tempos de fabricação de componentes de produtos e do produto final. Pesquisa melhor aproveitamento da mão de obra e das matérias-primas.
Qual a engenharia de produção?
- A partir dessas necessidades, foi que surgiu a engenharia de operações e processos da produção que é a parte da engenharia de produção responsável por planejar, controlar e otimizar o processo produtivo. Essa área da engenharia de produção pode ser dividida em seis subáreas:
Quanto ganha um engenheiro de processos em cada estado?
- Veja quanto ganha, em média, um Engenheiro de Processos em cada estado. Essa não é uma decisão fácil. Faça o teste da Catho Educação e veja quais cursos têm a sua cara!
Qual a engenharia do produto?
- Dentro da engenharia do produto tem-se a gestão do desenvolvimento de produtos, o processo de desenvolvimento de produtos e o planejamento e projeto do produto.