O que faz um cuidador terapêutico?
Índice
- O que faz um cuidador terapêutico?
- Qual a função do SRT?
- Quais são as incapacidades do cuidador?
- Como beneficiar do subsídio de apoio ao cuidador principal?
- Quando deve ser realizada a apresentação do requerimento para reconhecimento de cuidador?
- Qual a importância do serviço residencial terapêutico?
O que faz um cuidador terapêutico?
Uma profissão cada vez mais requisitada é a de cuidador terapêutico. Profissionais especializados nessa área podem oferecer suporte e acompanhamento para crianças, adolescentes, adultos ou idosos que precisam de algum atendimento específico, seja por alguma doença, deficiência ou limitação física e sensorial.
Qual a função do SRT?
O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.
Quais são as incapacidades do cuidador?
- De entre as incapacidades que podem levar a que alguém precise de um cuidador contam-se, por exemplo, doenças crónicas, deficiências físicas e/ou psíquicas, parciais ou totais, temporárias ou definitivas. Assim, o cuidador presta cuidados a nível da locomoção, de alimentação, do ato de vestir, de tratar da higiene, de assistir na medicação, etc.
Como beneficiar do subsídio de apoio ao cuidador principal?
- Beneficiar do subsídio de apoio ao cuidador principal, nos termos previstos na presente lei. Prestar apoio e cuidados à pessoa cuidada, em articulação e com orientação de profissionais da área da saúde e solicitar apoio no âmbito social, sempre que necessário;
Quando deve ser realizada a apresentação do requerimento para reconhecimento de cuidador?
- Até 1 de julho de 2020, a apresentação do requerimento para reconhecimento de cuidador deveria ser realizada, preferencialmente, junto dos serviços de atendimento da Segurança Social dos concelhos piloto.
Qual a importância do serviço residencial terapêutico?
- Por esta razão, a II Conferência Nacional de Saúde Mental, em dezembro de 1992, ressaltou a importância estratégica da implementação dos então chamados "lares abrigados" para a reestruturação da assistência em saúde mental no País. O QUE É O SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO?