Quais crimes são qualificados?

Quais crimes são qualificados?
São também motivos para qualificação do homicídio o motivo fútil; o emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel. A traição, a emboscada, a dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido são igualmente qualificantes de um homicídio.
Qual o crime mais grave do que o qualificado?
- Então, o homicídio qualificado, segundo o Código Penal, é aquele cujas situações tornam o crime mais grave do que ele já é. Por isso, algumas situações e circunstâncias nas quais o crime ocorre são determinantes para considerá-lo como qualificado.
Por que o homicídio qualificado é qualificado?
- Logo, algumas situações e circunstâncias nas quais o crime é cometido são determinantes para considerá-lo como qualificado. Desse modo, o homicídio qualificado se diferencia do homicídio simples porque, no primeiro, há crueldade na execução ou grande reprovação do motivo que leva a prática desse crime.
Qual o significado do termo crime?
- O crime é uma atitude, que pode ser cometida por uma pessoa ou por um grupo, que viola a lei penal e tem consequências punitivas (aplicação de uma pena). O termo tem origem do latim crimen que significa “ofensa, acusação”.
Como evoluiu o conceito de crime?
- O conceito de crime evoluiu e se modificou ao longo do tempo. Atualmente após várias modificações o Código Penal não traz mais em seu conteúdo a definição do que é crime como era o caso do Código Criminal do Império do ano de 1830 e o Código Penal de 1890, cabendo à doutrina a elaboração desse conceito.