Qual a diferença entre transistor e circuito integrado?
Índice
- Qual a diferença entre transistor e circuito integrado?
- Quais as diferenças entre DIP Plcc e QFP?
- O que significa Soic?
- Qual a vantagem de um circuito integrado?
- Qual a diferença entre circuitos integrados e os chips de hoje?
- Qual a diferença entre SMT e PTH?
- Qual a diferença da linha de produção SMT e PTH?
- Como funciona esse tipo de transistor?
- Como funciona um circuito integrado?
- Quando descobriu o transistor?
- Quais são os transistores modernos?

Qual a diferença entre transistor e circuito integrado?
Ouça em voz altaPausarUm CI como o próprio nome já diz, é um Circuito Integrado, dentro dele há portas lógicas que fazem diferentes coisas que o transistor não é capaz de fazer. O transistor serve basicamente para amplificar sinais fracos, enquanto o CI é um componente que integra varias formas de desenvolver um projeto.
Quais as diferenças entre DIP Plcc e QFP?
Ouça em voz altaPausarPLCC (Plastic Leaded Chip Carrier): Possui 4 fileiras de pinos, uma em cada lado do CI. A diferença entre este e o QFP é que aqui os terminais ficam “dobrados”. ... Por exemplo, um CI de 68 pinos terá um encapsulamento PLCC-68 (imagem abaixo).
O que significa Soic?
Ouça em voz altaPausarMas também não é difícil encontrar o mesmo microcontrolador no modelo 20SU, de encapsulamento SOIC (Small Outline Integrated Circuit). Este é feito para a montagem sobre a superfície de uma placa. Os pinos e o espaçamento entre eles são menores.
Qual a vantagem de um circuito integrado?
Ouça em voz altaPausarHá duas principais vantagens de circuitos integrados sobre circuitos discretos: custo e desempenho. O custo é baixo porque os chips, com todos os seus componentes, são impressos como uma unidade por fotolitografia: um puro cristal de silício, chamada de substrato, que são colocados em uma câmara.
Qual a diferença entre circuitos integrados e os chips de hoje?
Ouça em voz altaPausarO circuito brasileiro Qualquer que seja o circuito, a base dos chips é sempre a mesma. Só muda a tecnologia, que permite que um número menor ou maior de componentes seja colocado num único chip.
Qual a diferença entre SMT e PTH?
Ouça em voz altaPausarPlaca SMD: termo que vem do inglês, surface-mount device, e significa dispositivo de montagem superficial. ... Placa PTH: a placa PTH, por sua vez, que é conhecida como tecnologia through-hole é um modelo mais tradicional quando comparado à placa SMD.
Qual a diferença da linha de produção SMT e PTH?
Ouça em voz altaPausarPara entender o processo de fabricação SMT podemos começar pela origem da sigla, que vem do inglês: Surface Mount Technology – Tecnologia de montagem em superfície. ... Diferente da tecnologia antiga, PTH (Pin Through Hole), não é necessário furar e soldar manualmente a placa.
Como funciona esse tipo de transistor?
- Nesse tipo de transistor, a corrente elétrica é amplificada pelo surgimento de “buracos”: é como se uma carga positiva viajasse para o sentido contrário dos elétrons (as cargas negativas). Nesse caso, essas cargas positivas podem ser entendidas como regiões com falta de elétrons. Esse tipo de condução é chamado de condução por buracos.
Como funciona um circuito integrado?
- Um circuito integrado pode realizar diferentes funções, como temporizador, oscilador, amplificador, controlador e outras. Devido a essa grande variedade de componentes e à extrema complexidade de alguns, não vamos falar sobre o funcionamento específico de um ou outro, pois suas funcionalidades divergem e nem todos trabalham da mesma forma.
Quando descobriu o transistor?
- Em novembro de 1947, os cientistas do laboratório da Bell Telephone descobriram o transistor, apesar de suas pesquisas tentarem ir para outra direção. Eles verificaram que quando aplicada certa tensão a um dos terminais do componente, o sinal que saía no outro terminal era amplificado.
Quais são os transistores modernos?
- Os transistores modernos, como aqueles usados em processadores de smartphones, são tão pequenos que são capazes de controlar o movimento de cada elétron individualmente. Os chips modernos, de poucos centímetros quadrados de área, podem conter de 5 a 30 bilhões de transistores. Os transistores são feitos de materiais semicondutores.