Como calcular deformação específica?
Índice
- Como calcular deformação específica?
- Qual a fórmula da deformação?
- O que representa a deformação específica?
- Qual a unidade utilizada para deformação específica?
- Como calcular deformação específica longitudinal?
- Qual é a fórmula para calcular a deformação da mola?
- Como calcular a deformação elástica?
- O que é tensão longitudinal?
- O que é deformação de cisalhamento?
- Como descrever as deformações?
- Como é feita a medição de deformação?
- Quais são as deformações decorrentes?
- Qual a relação entre a tensão e a deformação?
Como calcular deformação específica?
Primeiro o cálculo da tensão, s = F/A, s = 1,0 x 10-5 kN/m2; após, o cálculo da deformação com a equação de Hooke, e = s / E = 5,0 x 10-4 m/m.
Qual a fórmula da deformação?
Deformação ou alongamento é a variação de comprimento entre dois pontos do corpo de prova. A deformação e, normalmente expressa em porcentagem, é determinada dividindo a variação de comprimento inicial e final medido entre dois pontos A€, pelo próprio comprimento inicial L0.
O que representa a deformação específica?
Deformação Específica Longitudinal é a relação que existe entre a deformação medida em um corpo e o seu comprimento inicial, sendo as medidas feitas na direção da tensão.
Qual a unidade utilizada para deformação específica?
O instrumento utilizado para medir forças e que se utiliza da Lei de Hooke é chamado de dinamômetro. σ corresponde à tensão, em pascal; ε é a deformação específica (adimensional); E é o Módulo de Young.
Como calcular deformação específica longitudinal?
A deformação no sentido longitudinal pode ser calculada dividindo a variação do comprimento nesse sentido pelo comprimento original : Enquanto isso, a deformação no sentido lateral é a divisão da variação de uma medida no sentido lateral pelo valor inicial dessa medida.
Qual é a fórmula para calcular a deformação da mola?
- A deformação da mola é calculada pela seguinte fórmula: F= k.x.
- F: intensidade da força aplicada (N);
- k: constante elástica da mola (N/m);
- x: deformação da mola (m).
Como calcular a deformação elástica?
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:
- Fe — força elástica, dada em newtons;
- k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
- X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.
O que é tensão longitudinal?
Tensão longitudinal Essa tensão é igual a tensão de membrana em um vaso esférico.
O que é deformação de cisalhamento?
Deformação por cisalhamento máximo absoluto é determinada pelo círculo que tem maior raio. Ela ocorre no elemento orientado a 45º em torno do eixo em relação ao elemento mostrado em sua posição original.
Como descrever as deformações?
- Para esclarecimento das deformações, via definição matemática, toma-se um elemento infinitesimal (AB), como mostra a figura: Fig. 3 - Deslocamento e deformação Os pontos A e B passam para A’ e B’ respectivamente. Durante a deformação, o ponto A sofre um deslocamento u.
Como é feita a medição de deformação?
- A medição de deformação é usualmente realizada com extensômetros: uma pequena superfície metálica que é colada no corpo do material que se deformará. A deformação do extensômetro é medida por variação da sua resistência elétrica na medida em que ele compõe parte de um circuito eletrônico.
Quais são as deformações decorrentes?
- As deformações decorrentes podem ser indicadas por meio de índices. Pela mesma razão, é necessário mudarem-se as derivadas ordinárias para parciais. Dessa forma, se em um ponto de um corpo os componentes de deslocamento nas direções x e y (caso bidimensional) forem u e v, as deformações lineares são: εx= u+ ∂u ∂x dx-u dx = ∂u ∂x
Qual a relação entre a tensão e a deformação?
- Na lei de Hooke a constante de proporcionalidade entre a tensão e a deformação é o módulo de elasticidade, também conhecido como módulo de Young, E. Assim, a lei de Hooke estabelece uma relação linear entre a tensão e a deformação, linearidade que não se mantém à medida em que a deformação atinge altos valores.