O que acontece com uma criança com hidrocefalia?
Índice
- O que acontece com uma criança com hidrocefalia?
- Como se desenvolve a hidrocefalia?
- Quais são os tratamentos que poderão ser prestados às crianças com hidrocefalia?
- Qual a causa da hidrocefalia infantil?
- Como é possível confirmar a hidrocefalia durante a gravidez?
- Como fazer o tratamento da hidrocefalia?
- Como ocorre a hidrocefalia no cérebro?

O que acontece com uma criança com hidrocefalia?
Cerca de 1 em cada 1.000 bebês nascem com hidrocefalia, uma doença em que há o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais. Os sintomas podem incluir vômitos, letargia, dor de cabeça, cabeça com tamanho aumentado ou mesmo convulsões.
Como se desenvolve a hidrocefalia?
Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como conseqüência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) ou tumor cerebral. Os sintomas incluem: dor de cabeça. náuseas e vômitos.
Quais são os tratamentos que poderão ser prestados às crianças com hidrocefalia?
O tratamento de eleição da hidrocefalia é cirúrgico e consiste em derivações liquórica com interposição de válvulas unidirecionais para a drenagem do Líquor Cefalo Raquidiano (LCR) do ventrículo lateral para o peritônio ou átrio esquerdo do coração(3-9).
Qual a causa da hidrocefalia infantil?
- Apesar da hidrocefalia infantil ser mais frequente, essa alteração também pode acontecer em adultos ou idosos, sendo nesses casos mais frequente de ser consequência de infecções ou de um Acidente Vascular Cerebral, por exemplo. Conheça outras causas de hidrocefalia e principais sintomas.
Como é possível confirmar a hidrocefalia durante a gravidez?
- O diagnóstico de hidrocefalia pode ser realizado durante a gravidez por meio da ecografia. Também é possível confirmar se há um crescimento anormal do crânio da criança mais velha.
Como fazer o tratamento da hidrocefalia?
- O tratamento da hidrocefalia pode ser feito com cirurgia para drenar o LCR para outra parte do corpo, como abdômen, por exemplo, neuroendoscopia, que utiliza um aparelho fino para aliviar a pressão do cérebro e fazer circular o líquido ou medicamentos para evitar a produção excessiva de LCR.
Como ocorre a hidrocefalia no cérebro?
- No interior do cérebro existem espaços chamados de ventrículos, que são cavidades naturais que se comunicam entre si e são preenchidas pelo líquido cefalorraquidiano (LCR) ou liquor, como também é conhecido. A hidrocefalia acontece quando a quantidade desse líquido aumenta dentro do crânio.