Qual a função de um PWM?
Índice
- Qual a função de um PWM?
- O que é sinal PWM?
- Como funciona o sistema PWM?
- Como é gerado o sinal PWM de saída?
- Como funciona a modulação por largura de pulso e seus usos?
- O que é PWM senoidal?
- Como funciona a ponte H?
- Como é gerado o PWM com circuito integrado?
- Como funciona a técnica PWM?
- Qual é a abreviação de PWM?
- Qual a frequência do sinal PWM?
- Qual a tensão de saída de um sinal PWM?

Qual a função de um PWM?
A técnica de PWM é empregada em diversas áreas da eletrônica e, por meio da largura do pulso de uma onda quadrada, é possível o controle de potência ou velocidade.
O que é sinal PWM?
PWM (Pulse Width Modulation) refere-se ao conceito de pulsar rapidamente um sinal digital em um condutor. ... Para contornar esta situação, habilmente foi desenvolvida a técnica chamada PWM ou Pulse Width Modulation.
Como funciona o sistema PWM?
O PWM funciona modulando o ciclo ativo (duty cicle) de uma onda quadrada. O conceito de funcionamento é simples. O controlador (fonte de tensão com PWM) entrega uma série de pulsos, gerados em intervalos de igual duração, que pode ser variada. Quanto mais largo o pulso, maior a quantidade de corrente fornecida à carga.
Como é gerado o sinal PWM de saída?
A maneira mais comum de se gerar o sinal de PWM é através de um microcontrolador que em sua grande maioria já possui pinos e instruções especificas para tal, porém também é possível gerar um sinal de PWM utilizando circuitos não microcontrolados, utilizando osciladores como segue o exemplo, neste caso é utilizado o ...
Como funciona a modulação por largura de pulso e seus usos?
A modulação por largura de pulso (Pulse Width Modulation PWM) é uma técnica de engenharia que permite controlar intensidades de sinais analógicos usando apenas níveis discretos (lógicos) de sinal. Isso pode ser entendido como uma forma de conversão digitalanalógico.
O que é PWM senoidal?
Onda senoidal-aproximada: Ou “senoidal-estabilizada”, “semi-senoidal” ou ainda chamada de “PWM”. São uma forma “intermediária” entre onda senoidal e onda quadrada. Como são mais baratas de produzir, tentam melhorar um pouco a onda quadrada colocando alguns “degraus” ou variações entre os picos.
Como funciona a ponte H?
O funcionamento da ponte H é bastante simples: fechando-se as chaves S1 e S4 tem-se o motor rodando em um sentido. ... Já com as chaves S3 e S2 acionadas, o sentido do fluxo da corrente sobre o motor é invertido, fazendo com que a rotação do motor também se inverta. Estes são os acionamentos convencionais.
Como é gerado o PWM com circuito integrado?
Consiste em gerar pulsos digitais em alta frequência, variando sua largura para produzir uma valor médio de tensão variável. Ou seja, o PWM é um pisca-pisca que varia os tempos aceso e apagado muito rapidamente, produzindo a ilusão de que a intensidade está variando.
Como funciona a técnica PWM?
- Além desta utilização, a técnica PWM também pode ser utilizada no controle de velocidade dos motores, controle de luminosidade, controle de servo motores e em outras aplicações. Para entender como funciona a técnica de PWM, imagine uma simples chave de liga e desliga em um circuito.
Qual é a abreviação de PWM?
- PWM é a abreviação de Pulse Width Modulation ou Modulação de Largura de Pulso. Para que o leitor entenda como funciona esta tecnologia no controle de potência, partimos de um circuito imaginário formado por um interruptor de ação muito rápida e uma carga que deve ser controlada, de acordo com a figura 3.
Qual a frequência do sinal PWM?
- Em alguns casos a frequência do sinal é muito importante para o sistema, como por exemplo a frequência de acionamento de uma bobina de um motor. Em um artigo futuro vamos abordar como manipular os registradores do ATmega328 para alterar a frequência do sinal PWM.
Qual a tensão de saída de um sinal PWM?
- Para um duty cycle de 50% a saída assumirá 50% do valor da tensão, 2,5 V e assim sucessivamente para cada variação no duty cycle. Portanto, para calcular o valor médio da tensão de saída de um sinal PWM pode-se utilizar a seguinte equação: