Porque o contator queima?
Índice
- Porque o contator queima?
- Como saber se Contatora queimou?
- Por que o contator Cola seus contatos?
- Qual é a principal função dos contatos?
- Como saber se o relê termico está queimado?
- Como identificar um contator?
- Qual a função do contator elétrico?
- Qual a função dos contatos auxiliares?
- Como ocorre o funcionamento do contator?
- Que partes podem ser trocadas em um contator?
- Como evitar a oxidação do contator?
- Qual o exemplo mais comum de uso de contator?

Porque o contator queima?
1 – A primeira causa é um corpo estranho dentro do entreferro do contator. Ou seja, nos elementos que são induzidos pelo fluxo magnético da bobina. Alguma sujeira pode estar impedindo que os dois semi núcleos entrem totalmente em contato, gerando a trepidação que causa o barulho.
Como saber se Contatora queimou?
Para você testar a continuidade dos bornes de potência, basta pressionar a mola dele, assim encostamos os ferros fixo e móvel e temos a passagem de corrente elétrica, com o multímetro novamente na escala de continuidade, temos a passagem de corrente elétrica por esses contatos, é bem simples o funcionamento.
Por que o contator Cola seus contatos?
O colamento capacitivo é o segundo fenômeno que pode explicar o contator que não desliga nunca. Ele é mais raro, mas pode acontecer. ... O que explica esse fenômeno, é o evento capacitivo. Ele ocorre quando é gerada uma indutância dos condutores por conta de outros condutores energizados que estejam na mesma canaleta.
Qual é a principal função dos contatos?
Contatos – Basicamente são lâminas metálicas que tem a função de chaveamento, sendo responsáveis pela condução de correntes de carga e correntes de comando. Então quando a bobina do contator está sem energia, os contatos ficam em repouso.
Como saber se o relê termico está queimado?
A maioria dos relés atuais possui um LED que indica se o dispositivo está ligado. Se o LED estiver desligado, mesmo que o relé ou os terminais da bobina estejam sendo alimentado (normalmente A1 e A2), pode-se afirmar seguramente que o relé está danificado.
Como identificar um contator?
Nos relés e contatores tem-se A1 e A2 para os terminais da bobina. Segundo dígito: indica se o contato é do tipo NF (1 e 2) ou NA (3 e 4). Diagrama tradicional de um sistema de partida de motores até 10cv, através de uma partida direta.
Qual a função do contator elétrico?
Contatores são dispositivos eletromecânicos que permitem o acionamento de cargas que exigem correntes maiores, como motores trifásicos e resistências industriais, por exemplo. Semelhantes ao relés, os contatores possuem uma bobina, um núcleo e um conjunto de contatos de força e de comando.
Qual a função dos contatos auxiliares?
Alem dos três contatos de força para alimentação do motor, todos eles NA, existe o bloco de contatos auxiliares, utilizados para aumentar a capacidade de automatização no comando a ser executado, sendo possível sua fixação na parte frontal ou lateral do contator. ...
Como ocorre o funcionamento do contator?
- O funcionamento do contator ocorre na seguinte sequência: os contatos metálicos da chave magnética encontram-se em uma posição inicial de repouso. No momento em que a bobina é energizada, é gerado um campo eletromagnético no seu entorno, o que atrai os contatos.
Que partes podem ser trocadas em um contator?
- As partes que podem ser trocadas em um contator são a bobina de acionamento e os contatos. Com relação à manutenção da bobina, é importante verificar com um multímetro, através de um teste de continuidade, se a bobina está conduzindo. Já nos contatos, é necessário verificar se eles estão gastos.
Como evitar a oxidação do contator?
- Caso isso ocorra é necessário abrir o contator e verificar se há oxidação dos contatos e outras partes metálicas, havendo a oxidação é recomendado passar algum produto desengripante para destravar e limpar. O exemplo mais comum de uso de um contator é a ligação como chave de partida para motores trifásicos.
Qual o exemplo mais comum de uso de contator?
- O exemplo mais comum de uso de um contator é a ligação como chave de partida para motores trifásicos. Porém, o contator oferece uma imensa gama de possibilidades de utilização! Um outro exemplo interessante, é a utilização do contator como detector de falta de fase.