adplus-dvertising

Quem não pode participar de concurso público?

Índice

Quem não pode participar de concurso público?

Quem não pode participar de concurso público?

Ação penal e passagem na polícia: indivíduos que tenham sido condenados pela justiça não podem participar de concursos públicos, a não ser que apresentem atestado de Reabilitação Criminal. Nos concursos para as corporações policiais e para o Judiciário o candidato não pode ter cometido nenhum crime.

O que impede uma pessoa de assumir um cargo público?

Exigências como estar com o nome limpo na praça e não ter passagem pela polícia são inconstitucionais, a não ser em casos específicos (como concurso para juiz, por exemplo). Já não estar em dia com as obrigações eleitorais e ter a partir de 70 anos são impeditivos para entrar no serviço público.

Como saber se posso prestar concurso?

Quem pode fazer um concurso público?

  1. Possuir nacionalidade brasileira;
  2. Gozo dos direitos políticos;
  3. Quitação com as obrigações militares e eleitorais;
  4. Nível de escolaridade exigido para o cargo que for concorrer;
  5. Idade mínima de 18 anos;
  6. Aptidão física e mental.

Porque não fazer concurso público?

Pontos negativos do Concurso Público Ingressar em um cargo público não é uma tarefa fácil, visto que é necessário muita dedicação, estudo, paciência e motivação. Por ser aberto para praticamente todas as pessoas, os concursos, no geral, são bastante concorridos e apresentam um nível alto de dificuldade.

Qual a finalidade da investigação social?

  • Trata-se da busca por informações sobre a conduta social e profissional do candidato. Isso para que seja possível verificar se ele possui o que é chamada de “idoneidade moral” para assumir uma função no serviço público. A investigação social se inicia com a inscrição no concurso e só

Quais os limites da investigação social em concursos?

  • Quais os limites da investigação social em concursos? Há muita discordância em relação aos limites da investigação social em concursos públicos. Atualmente, a coleta de dados pode ir além da simples verificação de antecedentes criminais, considerando também a vida social e privada do candidato.

Como é adotado o entendimento da investigação social?

  • Tal entendimento também é adotado pelos Tribunais Regionais Federais [4] [5], no sentido de que a investigação social abrange a avalição social e moral do candidato [6], além dos seus antecedentes criminais.

Por que os candidatos devem estar atentos à investigação social?

  • Em suma, os candidatos devem estar atentos, devendo manter conduta social e moral condizente com o cargo público almejado, já que a investigação social não está limitada a verificação de antecedentes criminais. [1] STJ. RMS 24.287. 6ª Turma.

Postagens relacionadas: