adplus-dvertising

O que faz que uma cobrança se torna um imposto?

Índice

O que faz que uma cobrança se torna um imposto?

O que faz que uma cobrança se torna um imposto?

O que faz com que uma cobrança torna-se em um tributo ou imposto, é o imposto de valores agregados (IVA). Explicação: ... Por exemplo, as taxas também são consideradas tributos, mas não são imposto. Os impostos dependem de atitude do contribuinte que constitua fato gerador.

Qual é a justificativa legal para cobrança de um tributo ou imposto?

Os tributos, que são o gênero ao qual os impostos pertencem, tem sua cobrança justificada pois sua arrecadação tem por objetivo sustentar o aparato estatal e os serviços que oferece.

Qual a diferença de taxa para imposto?

A principal diferença entre imposto e taxa é quem está sendo beneficiado ao pagar esses tributos. Ou seja, enquanto o recolhimento dos impostos é feito para manter o Estado funcionando, a realização de pagamentos de taxas será feita somente quando você for o beneficiário direto desse serviço.

Quais são os impostos cobrados?

  • Quais são os impostos cobrados? Imposto sobre Importação (II). Se você traz mercadoria de fora do país; Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Incide sobre o lucro das empresas; Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Cobrado das empresas; Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Qual é o tributo?

  • Segundo o artigo 3º do Código Tributário Nacional (CTN), um tributo é “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

Será que o tributo deve ser pago em dinheiro?

  • O trecho do CTN "cujo o valor nela se possa exprimir" significa que o tributo deve ser pago em dinheiro, não se aceitando o pagamento in natura, quer dizer, pagamento através da entrega de bens ou produção, nem por meio de prestações in labore.

Qual é o tributo real?

  • 4) Real: o imposto enfatiza um bem ou uma coisa que venha a pertencer ao contribuinte. Independe da capacidade contributiva do contribuinte, pois está a analisar o bem ou a coisa. Um consagrado exemplo é o IPTU. Conclui-se, portanto, que tributo é gênero do qual surgem varias espécies, dentre elas os impostos.

Postagens relacionadas: