O que faz aumentar o hormônio prolactina?
Índice
- O que faz aumentar o hormônio prolactina?
- Qual a principal causa de Galactorreia?
- Quais os sintomas do excesso de prolactina?
- Quais os remédios que aumentam a prolactina?
- Qual a função da prolactina no homem?
- Qual a causa do aumento da prolactina nas mulheres?
- Como ocorre a prolactina baixa no sangue?
- Qual a melhor terapia para os sintomas da prolactina?

O que faz aumentar o hormônio prolactina?
Assim, as causas do aumento de prolactina podem ser fisiológicas, quando o próprio organismo, por necessidade, aumenta a liberação de prolactina durante o sono, no stress físico e psicológico, durante a gravidez, durante a amamentação e no orgasmo sexual; farmacológica, ou seja, causada pelo uso de medicamentos, como ...
Qual a principal causa de Galactorreia?
A galactorreia é a produção de leite nas mamas de homens ou de mulheres que não estão amamentando. A causa mais comum da galactorreia é a produção excessiva do hormônio prolactina (hiperprolactinemia) devido a um tumor na hipófise.
Quais os sintomas do excesso de prolactina?
Sintomas de prolactina alta
- Diminuição da libido;
- Alteração no ciclo menstrual, em que a mulher pode ter menstruação irregular ou ausente;
- Disfunção erétil;
- Infertilidade;
- Osteoporose;
- Aumento das mamas nos homens;
- Diminuição do nível de testosterona e da produção de espermatozoides.
Quais os remédios que aumentam a prolactina?
Os antipsicóticos de primeira geração, mais antigos, tais como o haloperidol, trifluoperazina têm o risco consideravelmente maior de aumentar a prolactina, enquanto os antipsicóticos mais modernos como a clozapina, olanzapina, aripiprazol, ziprasidona e zotepina não aumentam ou aumentam em menor grau esse hormônio.
Qual a função da prolactina no homem?
- A prolactina é um hormônio que apesar de ser responsável pela produção de leite materno, no homem, tem outras funções, como relaxar o corpo após atingir o orgasmo, por exemplo.
Qual a causa do aumento da prolactina nas mulheres?
- Nas mulheres em cerca de 30% dos casos do aumento da prolactina, sem estar relacionada a gravidez ou amamentação, se deve a Síndrome dos Ovários Policísticos, ou devido a presença de um pequeno tumor com menos de 10 mm de diâmetro, que muito raramente aumenta de tamanho e que nem sempre pode ser visto numa Ressonância Magnética.
Como ocorre a prolactina baixa no sangue?
- A prolactina baixa pode acontecer como consequência do uso de alguns medicamentos ou disfunção da glândula relacionada com a produção hormonal, podendo ser apenas indicado pelo médico medidas que ajudem a aumentar os níveis desse hormônio no sangue.
Qual a melhor terapia para os sintomas da prolactina?
- Na presença desses sintomas, o médico pode indicar a dosagem dos níveis de prolactina no sangue, além de exames de imagem para avaliar melhor a glândula responsável pela produção desse hormônio, podendo ser recomendada a realização de raio-X da cabeça ou ressonância magnética.