Como age o cloro na água?
Índice
- Como age o cloro na água?
- O que o excesso de cloro pode causar?
- Como identificar a presença de cloro na água?
- Como tratar intoxicação por cloro?
- Qual a quantidade de cloro na água potável?
- Qual a inalação do cloro na água?
- Por que devemos ter cuidado com o cloro na água?
- Qual o teor mínimo de cloro na água?
- Qual a maior preocupação com o cloro na água quente?

Como age o cloro na água?
Quando o Cloro é dissolvido na água, ele sofre uma reação química formando ácido hipocloroso + o íon hipoclorito. O ácido hipocloroso tem um alto poder bactericida, sendo ele o maior responsável pela desinfecção da água com cloro no qual é colocado em contato.
O que o excesso de cloro pode causar?
O cloro é um veneno que tem muitos efeitos colaterais no corpo humano. O produto desencadeia a produção de radicais livres no organismo, que são altamente cancerígenos, causam danos celulares além de eliminar a vitamina E do organismo. 2. Beber água clorada pode causar problemas das artérias.
Como identificar a presença de cloro na água?
Segure o copo contra a luz e observe se há detritos ou se a água está turva. Existem várias cores que podem ser identificadas; marrom, laranja ou partículas vermelhas sinalizam a presença de ferrugem, causada pelo uso do cloro.
Como tratar intoxicação por cloro?
O que fazer em caso de intoxicação por cloro? No caso de intoxicação pela inalação do cloro, é indicado remover a pessoa acometida do ambiente e levá-la para um local arejado. Caso ela tenha sinais persistentes da intoxicação, devemos buscar auxílio médico.
Qual a quantidade de cloro na água potável?
Toda água para consumo humano, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração, sendo obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado em toda a extensão do sistema de distribuição.
Qual a inalação do cloro na água?
- A inalação é considerada a forma de exposição ao cloro mais nociva e prejudicial para a saúde humana. Ao tomar banho com água quente os poros da pele se abrem, facilitando a entrada dos elementos nocivos na circulação sanguínea. Além da inalação do cloro na água do banho, nosso corpo também pode ser prejudicado ao bebermos uma água contaminada.
Por que devemos ter cuidado com o cloro na água?
- Por que devemos ter cuidado com o consumo de cloro na água? O cloro é um composto químico bastante associado à água. O motivo dessa associação é simples: esse produto sempre foi utilizado para desinfetar e deixar qualquer tipo de água mais potável e, portanto, utilizável para consumo humano.
Qual o teor mínimo de cloro na água?
- O artigo estabelece que após a desinfecção, a água deve conter um teor mínimo de cloro residual livre de 0,2 mg/L que deve estar presente na água no sistema de distribuição (reservatório e rede) para garantir a potabilidade da água durante a sua distribuição.
Qual a maior preocupação com o cloro na água quente?
- A maior preocupação com o uso de cloro na água potável que consumimos tem relação com a água quente, especialmente as dos chuveiros elétricos.