O que faz parte do passivo circulante operacional?
Índice
- O que faz parte do passivo circulante operacional?
- O que é ativo e passivo circulante operacional?
- Quais são os ativo circulante operacional?
- Quais são as contas do ativo operacional?
- O que é ativo circulante financeiro e operacional?
- O que é ativo circulante não operacional?
- Como identificar o ativo operacional?
- Quais são as contas do Passivo Não Circulante?
- Quais são os ativos não circulantes a longo prazo?
- Como obter o ativo operacional?
- Qual é o Ativo Circulante Líquido?
- Qual a fórmula para obter o ativo operacional?

O que faz parte do passivo circulante operacional?
O passivo circulante operacional é aquele diretamente relacionado com a operação da empresa: pagamento de funcionários, fornecedores, impostos e etc. O passivo circulante financeiro são os valores monetários como duplicatas e empréstimos a curto prazo.
O que é ativo e passivo circulante operacional?
. Ativo Circulante Operacional: clientes, estoques, ICMS a recuperar, adiantamentos a fornecedores, despesas operacionais antecipadas, entre outros. ... Passivo Circulante Operacional: salários a pagar, ICMS a recolher, duplicatas a pagar, provisões para IR, entre outras.
Quais são os ativo circulante operacional?
Um exemplo simples de ativos circulantes operacionais são os estoques e duplicatas que a empresa tem a receber. Além disso, outros itens que também possuem características de ativos circulantes operacionais são a caixa da empresa, saldo em banco e aplicações financeiras.
Quais são as contas do ativo operacional?
Um ativo operacional representa os recursos utilizados nas operações da empresa. Ele depende das características de seu ciclo operacional. É composto por estoques, duplicatas e outros valores a receber que possuem natureza permanente.
O que é ativo circulante financeiro e operacional?
O ativo circulante operacional representa o que e proveniente da operação empresarial, ou seja, as contas a receber dos clientes e os estoques. O ativo circulante financeiro vem de aplicações financeiras e do caixa da empresa.
O que é ativo circulante não operacional?
Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.
Como identificar o ativo operacional?
Fórmula para obter o ativo Operacional AO = AC (ativo circulante) + API (ativo permanente investimentos) + APD (ativo permanente diferido).
Quais são as contas do Passivo Não Circulante?
Passivo não circulante
- Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
- Debêntures à pagar;
- Fornecedores de equipamentos de grande porte.
- Empresas controladas;
- Provisão para imposto de renda diferido;
- Financiamentos (LP) a longo prazo;
- Fornecedores (LP);
- Provisão de contingência trabalhista;
Quais são os ativos não circulantes a longo prazo?
- Ativos não circulantes realizáveis a longo prazo podem ser contratos de mútuo valor e recuperação de impostos, por exemplo. São os direitos relacionados à instituição. Possuem valor, apesar de incorpóreos, e aumentam as vantagens competitivas da empresa. Exemplos são patentes e marcas.
Como obter o ativo operacional?
- Os ativos operacionais podem ser dividos em ativos circulantes operacionais, como estoque e duplicatas a receber e ativos operacionais de longo prazo, como instalações e equipamentos. Fórmula para obter o ativo Operacional AO = AC (ativo circulante) + API (ativo permanente investimentos) + APD (ativo permanente diferido).
Qual é o Ativo Circulante Líquido?
- O ativo circulante líquido (também chamado de ativo circulante financeiro), diz respeito a todos os bens ganhos por meio de atividades e investimentos da empresa. Assim como acontece com a categoria anterior, a modalidade pode ser dividida entre não circulante e circulante.
Qual a fórmula para obter o ativo operacional?
- Fórmula para obter o ativo Operacional. AO = AC (ativo circulante) + API (ativo permanente investimentos) + APD (ativo permanente diferido). Fonte. Brigham, Eugene F., Ehrhardt, Michael C. Administração Financeira: teoria e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2008.