Qual a diferença entre Gerontologia e Geriatria?
Índice
- Qual a diferença entre Gerontologia e Geriatria?
- O que trata Médico Geriatria?
- O que estuda a Geriatria e Gerontologia?
- O que é Gerontologia e sua finalidade?
- O que que é Gerontologia?
- Quem é o especialista em Gerontologia?
- O que se estuda em gerontologia?
- Onde pode trabalhar um gerontólogo?
- Quem é o gerontologista?
- Qual a especialidade médica da geriatria?
- Quando começou a Gerontologia contemporânea?
- Como o geriatra avalia os pacientes?

Qual a diferença entre Gerontologia e Geriatria?
Enquanto a Geriatria atua especificamente sobre os aspectos físicos, na promoção e cuidado de saúde ao indivíduo idoso, a Gerontologia foca na promoção de bem estar, olhando tanto para as condições sociais, psicológicas, fisiológicas e até mesmo espirituais que permitem maior qualidade de vida às pessoas idosas.
O que trata Médico Geriatria?
Como dito antes, a geriatria trata do envelhecimento humano. A especialidade tem o objetivo de prevenir doenças e promover uma boa qualidade de vida ao longo do envelhecimento.
O que estuda a Geriatria e Gerontologia?
Em linhas gerais, a Gerontologia trata do processo do envelhecimento, enquanto a Geriatria se limita ao estudo das doenças da velhice e seu tratamento.
O que é Gerontologia e sua finalidade?
O gerontologista atua com enfoque em cuidados paliativos, bem como na reabilitação, na prevenção e na ambientação das pessoas que estão na terceira idade. Sendo assim, o papel desse profissional é antecipar problemas e prestar orientações aos idosos, a fim de promover o bem-estar e uma melhor qualidade de vida.
O que que é Gerontologia?
No plano internacional, a gerontologia designa o que corresponderia ao estudo do envelhecimento: em seu interior estão abrigadas a geriatria, voltada para a prevenção e o tratamento das doenças na velhice, e a gerontologia social, constituída de diversas áreas como psicologia, serviço social, direito, entre outras.
Quem é o especialista em Gerontologia?
O especialista em Gerontologia é o profissional com formação de nível superior nas diversas áreas do conhecimento (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito etc), titulado pela SBGG, apto para lidar com questões do envelhecimento e da velhice, com um olhar interdisciplinar a partir da sua área ...
O que se estuda em gerontologia?
O termo pode ser novo para você, mas não tem segredo. Em linhas gerais, a Gerontologia é o estudo do envelhecimento e da velhice em todos os seus aspectos: sociais, psicológicos e biológicos. Por este motivo, é considerado um campo científico inter e multidisciplinar.
Onde pode trabalhar um gerontólogo?
-Mercado de Trabalho: esta área é muito promissora, os profissionais de gerontologia, além de atuarem em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde e escolas, podem trabalhar em programas/serviços de assistência domiciliar, instituições de média e longa permanência, hospitais, centros-dia e centros de ...
Quem é o gerontologista?
- O gerontologista é um profissional com formação superior em diversas áreas do conhecimento. Logo, ele pode ser da psicologia, do serviço social, da nutrição, da medicina e até mesmo do direito ou da terapia ocupacional. Entretanto, ele precisa ser titulado pela SBG, assim como no caso da geriatria — o Título de Especialista em Gerontologia.
Qual a especialidade médica da geriatria?
- A especialidade médica da geriatria é responsável por tratar doenças típicas de pessoas idosas, sendo necessária uma abordagem ampla de avaliação clínica.
Quando começou a Gerontologia contemporânea?
- A gerontologia contemporânea, como um campo de estudo científico, começou no início a meados de 1900, com um notável boom após 1990. Enquanto aqueles que trabalham com adultos idosos podem estar familiarizados com o termo gerontologia, não é amplamente conhecido no público em geral.
Como o geriatra avalia os pacientes?
- O geriatra avalia os aspectos biológicos e psicossociais dos pacientes. Ele realiza o diagnóstico e o tratamento, bem como a prevenção de doenças como a osteoporose, o diabetes, a hipertensão arterial, as demências, a incontinência urinária, a imobilidade resultante de enfermidades e a propensão a tonturas e quedas.