Como calcular o tempo do ultrassom terapêutico?
Índice
- Como calcular o tempo do ultrassom terapêutico?
- Como funciona o ultrassom terapêutico?
- O que é terapia através do ultrassom e quais são as suas principias contraindicações?
- Qual o principal efeito mecânico e o fisiológico produzido pelo ultrassom?
- Quais os efeitos fisiológicos do ultrassom convencional sobre o tecido?
- Como deve ser utilizado frequência modo intensidade e tempo do ultrassom em dores agudas e crônicas?
- Quantos Hz ultrassom?
- Quais são as contraindicações do ultrassom na fisioterapia?
- Como funciona a terapia com ultrassom?
- Qual é a frequência do ultrassom terapêutico?
- Como usar o ultrassom no aquático?

Como calcular o tempo do ultrassom terapêutico?
Por exemplo:
- Largura= 5 cm.
- Comprimento = 8 cm.
- Então a área é igual a 40 cm².
- ERA = 4cm²
- O tempo é de 40 minutos, então 40/4 = 10 minutos de aplicação.
Como funciona o ultrassom terapêutico?
O ultrassom terapêutico corresponde ao uso da energia ultrassônica para produção de vibrações mecânicas emitidas por um transdutor. Essas vibrações são capazes de produzir efeitos terapêuticos diversos nos tecidos orgânicos, decorrentes do movimento de agitação (efeitos mecânicos) ou do calor gerado (efeitos térmicos).
O que é terapia através do ultrassom e quais são as suas principias contraindicações?
Normalmente, a terapia com ultrassom é indicada para lesões de tecidos moles e pode (ou não) ser acompanhada de outros tipos de tratamentos fisioterápicos. Sua ação está voltada para a redução da dor e dos estados inflamatórios, oferecendo maior mobilidade funcional e reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes.
Qual o principal efeito mecânico e o fisiológico produzido pelo ultrassom?
Os efeitos mecânicos do ultrassom terapêutico incluem: massagem (GARCIA, 2000; PRENTICE & VOIGHT, 2003), estimulação da regeneração dos tecidos; reparo de tecido mole, reparo ósseo, fluxo sanguíneo em tecidos cronicamente isquêmicos (YOUNG, 1998), além desses efeitos Fuirini & Longo (2002), acrescentam: regeneração ...
Quais os efeitos fisiológicos do ultrassom convencional sobre o tecido?
O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico. O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local. O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.
Como deve ser utilizado frequência modo intensidade e tempo do ultrassom em dores agudas e crônicas?
O aparelho de Ultra Som permite a regulagem de todos os parâmetros utilizados como: a frequência que pode ser de 1MHZ para tratar lesões profundas ou 3 MHZ para lesões superficiais, modo pulsado para lesões em fase aguda e contínuo para lesões em fase crônica; intensidade que varia de 0,2 w/cm2 a 2.0 w/cm2; tempo de ...
Quantos Hz ultrassom?
Ultrassom é o nome dado às ondas sonoras com frequências superiores à 20.000 Hz e, portanto, inaudíveis para os seres humanos.
Quais são as contraindicações do ultrassom na fisioterapia?
- Quais são as contraindicações do uso do ultrassom na fisioterapia? Como em qualquer tratamento, o ultrassom também tem contraindicações, não sendo recomendado para: áreas com sensação de temperatura diminuída e com circulação diminuída; pacientes com insuficiência vascular ou com tromboflebite;
Como funciona a terapia com ultrassom?
- Normalmente, a terapia com ultrassom é indicada para lesões de tecidos moles e pode (ou não) ser acompanhada de outros tipos de tratamentos fisioterápicos. Sua ação está voltada para a redução da dor e dos estados inflamatórios, oferecendo maior mobilidade funcional e reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes.
Qual é a frequência do ultrassom terapêutico?
- Ultrassom terapêutico é a vibração sonora de frequência superior a 20 000 ciclos por segundo, não audível pelo homem. Sons abaixo dos 20 hertz são conhecidos como infrassom. O que normalmente estamos acostumados a ouvir são frequências de hertz, que são sons de vozes e música.
Como usar o ultrassom no aquático?
- O ultrassom também pode ser usado no modo sub aquático, ficando o cabeçote dentro de uma bacia com água, sendo ideal para estruturas como as mãos , punho ou dedos, onde seria muito difícil acoplar toda a era do equipamento.