Quais são os componentes da Rede Cegonha?
Índice
- Quais são os componentes da Rede Cegonha?
- O que prioriza a Rede Cegonha?
- Como eu faço para me inscrever na Rede Cegonha?
- O que é uma rede cegonha?
- Qual o Público-alvo da Rede Cegonha?
- Qual o número da cegonha?
- Qual o papel do enfermeiro na Rede Cegonha?
- Quais são os componentes da Rede Cegonha?
- Qual a modalidade de adesão à Rede Cegonha?
- Qual o objetivo do Ministério da Saúde com a cegonha?

Quais são os componentes da Rede Cegonha?
A Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança e sistema logístico que refere-se ao transporte sanitário e regulação.
O que prioriza a Rede Cegonha?
A rede prioriza o acesso ao pré-natal de qualidade, a garantia do acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, a vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro, segurança na atenção ao parto e nascimento, atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses com qualidade e ...
Como eu faço para me inscrever na Rede Cegonha?
Para cadastrar usuário(s) responsável(is) pela alimentação de informações no SISPART – Módulo Rede Cegonha, é necessário que o município tenha Fundo Municipal de Saúde constituído, com CNPJ e senha válidos e cadastrados nos Sistemas de Informação do Fundo Nacional de Saúde.
O que é uma rede cegonha?
A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida.
Qual o Público-alvo da Rede Cegonha?
Público-alvo: mulheres que tiveram parto pelo SUS.
Qual o número da cegonha?
O número da central de atendimento às usuárias é 08 e funciona de segunda à sexta das 8 às 20h e sábado das 8 às 17h. Neste número podem ser esclarecidas dúvidas sobre a gestação, pós-parto, planejamento familiar e cuidados com o bebê.
Qual o papel do enfermeiro na Rede Cegonha?
A assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera, o acompanhamento da evolução e do trabalho de parto e a execução do parto sem distócia estão entre as atribuições dos enfermeiros generalistas enquanto integrantes das equipes de Saúde, conforme o artigo 11 da Lei 7498/86.
Quais são os componentes da Rede Cegonha?
- São quatro os componentes da Rede Cegonha: I - Pré-natal; II - Parto e nascimento; III - Puerpério e atenção integral à saúde da criança; e. IV - Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).
Qual a modalidade de adesão à Rede Cegonha?
- Existem duas modalidades de adesão à Rede Cegonha: Adesão Regional Essa modalidade de adesão é voltada para o conjunto de municípios da(s) Região(ões) de Saúde priorizada(s) pelo Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha (GCE/ RC) a parti r de critérios epidemiológicos e populacio- nais.
Qual o objetivo do Ministério da Saúde com a cegonha?
- Assegurar esses direitos é o objetivo do Ministério da Saúde com a Rede Cegonha. Essa estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e está sendo implantada, gradativamente, em todo o território nacional.