O que acontece com o excesso de insulina no corpo?

O que acontece com o excesso de insulina no corpo?
A hiperinsulinemia pode ser provocada pela obesidade, sobrepeso, sedentarismo e consumo elevado de carboidratos refinados (farinha branca), que provocam aumento da glicose no sangue e consequentemente uma produção aumentada de insulina pelas células pancreáticas.
Qual alimento ajuda a produzir insulina?
Alimentos com um alto índice glicêmico
- arroz branco: 73;
- bebidas isotônicas: 78;
- bolacha de arroz: 87;
- cereal de milho, Corn Flakes: 81;
- pão branco: 75;
- batata: 78;
- melancia: 76;
- bolacha de sal: 74;
Qual a resistência à insulina no pâncreas?
- Num primeiro momento, o pâncreas aumenta a produção de insulina para vencer essa resistência, mantendo normal o nível de glicose no sangue. Porém, em longo prazo, se a resistência à insulina não for tratada, o pâncreas "cansa" e não consegue produzir insulina suficiente para manter a glicemia normal.
Quanto mais insulina é produzida?
- Quanto mais insulina é produzida, mais as células tendem a se proteger do excesso dela, e mais aumenta a resistência insulínica. Em determinado momento o pâncreas não consegue produzir mais insulina, e é neste ponto que os níveis de açúcar no sangue começam a ficar elevados e o diabetes tipo 2 surge.
Como funciona uma molécula de insulina?
- Para simplificar, em uma pessoa sem resistência insulínica, é como se uma molécula de insulina tivesse a capacidade de colocar uma molécula de glicose dentro da célula, porém, na pessoa com resistência, fosse necessário duas ou mais moléculas de insulina para realizar o mesmo trabalho.
Quando ocorre um pico de insulina no organismo?
- O que acontece quando há um pico de insulina no organismo? A enxurrada de insulina faz com que a quantidade de açúcar circulante no sangue caia rapidamente, caracterizando um quadro de hipoglicemia.