Onde é produzido o peptídeo natriurético e qual é a sua função?

Onde é produzido o peptídeo natriurético e qual é a sua função?
O Peptídeo Natriurético Atrial (BNP) é produzido primariamente nos miócitos ventriculares, e níveis elevados são encontrados em pacientes com aumento das pressões ventricular esquerda e arterial pulmonar.
Para que serve o exame peptídeo natriurético?
Para que serve: a dosagem de BNP auxilia no diagnóstico, monitorização do tratamento e definição do tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, sendo um marcador mais sensível e específico de alterações cardíacas que outros peptídeos natriuréticos (como o peptídeo natriurético atrial – ANP).
Como o peptídeo natriurético B pode estar relacionado com as doenças cardíacas?
Um número significativo de estudos tem demonstrado que após infarto agudo do miocárdio, um elevado nível de peptídeo natriurético tipo-B está associado a infartos mais extensos27, maior chance de remodelamento ventricular 28, menor fração de ejeção29 e um maior risco de insuficiência cardíaca e morte30.
O que significa pro BNP alto?
NT-ProBNP indica grau de insuficiência cardíaca | Revista Médica Ed. . Fase final de todas as cardiopatias, a insuficiência cardíaca responde por altos índices de mortalidade e morbidade.
Como diminuir o BNP?
A maioria dos medicamentos utilizados para tratar a IC reduz significativamente os níveis de BNP. Para pacientes com níveis mais altos de BNP, os betabloqueadores (em especial o metropolol e carvedilol) são muito benéficos para a redução de tais níveis, sendo o uso de espironolactona também favorável.
Como a aldosterona e acionada no corpo?
A aldosterona atua no ducto colector cortical para aumentar a absorção de sódio e diminuir a absorção de potássio. O aumento resultante no volume de fluido e na pressão sanguínea é detectado nas células justaglomerulares secretoras de renina, que diminuem a produção de renina.