O que é o efeito de primeira passagem dos fármacos?
Índice
- O que é o efeito de primeira passagem dos fármacos?
- O que é biodisponibilidade e qual o impacto do metabolismo ou efeito de primeira passagem nesse fator?
- Qual via de administração tem a maior probabilidade de ocasionar o metabolismo de primeira passagem é porque isso ocorre?
- Qual a via de administração de fármacos que têm menor probabilidade de resultar em efeito de primeira passagem?
- Qual via de administração tem efeito de primeira passagem?
- Qual via tem maior biodisponibilidade?
- Quais os fatores que influenciam a biodisponibilidade da droga?
- Quais são as vias de administração em que as drogas sofrem o efeito de primeira passagem?
- Qual das vias de administração a seguir possui a maior probabilidade de o fármaco absorvido sofrer efeitos de primeira passagem e consequentemente apresentar uma menor biodisponibilidade?
- Qual a biodisponibilidade de um fármaco?
- Quais são as reações bioquímicas dos fármacos?
- Quais são os sistemas primários de um fármaco?
- Qual a reação do corpo após a primeira dose de um fármaco?

O que é o efeito de primeira passagem dos fármacos?
Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem) é um fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.
O que é biodisponibilidade e qual o impacto do metabolismo ou efeito de primeira passagem nesse fator?
A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.
Qual via de administração tem a maior probabilidade de ocasionar o metabolismo de primeira passagem é porque isso ocorre?
1 - Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem? Alternativa correta letra C, pois pela via oral se faz a metabolização de primeira passagem.
Qual a via de administração de fármacos que têm menor probabilidade de resultar em efeito de primeira passagem?
A via sublingual se baseia na administração do fármaco através dos capilares sublinguais. É quase remota a possibilidade de o fármaco sofrer efeito de primeira passagem por essa via.
Qual via de administração tem efeito de primeira passagem?
A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica.
Qual via tem maior biodisponibilidade?
Além disso, as vias parenterais têm maior biodisponibilidade e não estão sujeitas à biotransformação de primeira passagem ou ao meio GI agressivo. Elas também asseguram o melhor controle sobre a dose real de fármaco administrada ao organismo.
Quais os fatores que influenciam a biodisponibilidade da droga?
O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco. A solubilidade pode ser melhorada com o processo de micronização (FANGUEIRO et al 2012).
Quais são as vias de administração em que as drogas sofrem o efeito de primeira passagem?
A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica.
Qual das vias de administração a seguir possui a maior probabilidade de o fármaco absorvido sofrer efeitos de primeira passagem e consequentemente apresentar uma menor biodisponibilidade?
Qual das vias de administração a seguir possui a maior probabilidade de o fármaco absorvido sofrer efeitos de primeira passagem e consequentemente apresentar uma menor biodisponibilidade? Intravenosa.
Qual a biodisponibilidade de um fármaco?
- A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação. A biodisponibilidade de um fármaco é predominantemente determinada pelas propriedades da forma de dosagem, que dependem, em parte, de sua forma e fabricação.
Quais são as reações bioquímicas dos fármacos?
- O metabolismo dos fármacos envolve dois tipos de reações bioquímicas, chamadas de Reações de Fase I e de Fase II. As reações de Fase I são catabólicas (oxidação, redução, hidrólise, dealquilação, hidroxilação e desaminação) e muitas vezes o produto dessa reação é mais ativo do que a substância original. As reações de ...
Quais são os sistemas primários de um fármaco?
- Os quatro sistemas primários que afetam o efeito de primeira passagem de um fármaco são as enzimas do lúmen do trato gastrointestinal, enzimas das paredes intestinais, enzimas bacterianas e enzimas hepáticas que estão presentes ali Este artigo sobre farmácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Qual a reação do corpo após a primeira dose de um fármaco?
- E. reação do corpo após ser administrada a primeira dose de um fármaco: há uma maior taxa de eliminação que diminuirá até níveis basais conforme outras doses são administradas. Que pena, não temos nenhum comentário publicado ainda para a questão. Que tal inaugurar este espaço?