Por que os elétrons nas Eletrosferas não são atraídos pelos prótons no núcleo?
Índice
- Por que os elétrons nas Eletrosferas não são atraídos pelos prótons no núcleo?
- Por que os elétrons giram em torno do núcleo?
- Qual deveria ser a distância entre o núcleo e um elétron?
- Em que situação o elétron se encontra no estado ativado?
- O que há entre o elétron e o núcleo do átomo?
- Qual o elemento que apresenta o maior potencial de ionização?
- O que faz parte do átomo tendo carga negativa e gira em torno do núcleo?

Por que os elétrons nas Eletrosferas não são atraídos pelos prótons no núcleo?
Em 1913, Niels Bohr propôs a primeira extensão do modelo do átomo além de um minissistema solar. Afirmou que o elétron não cai no núcleo porque não pode: suas órbitas são como degraus de uma escada. Podemos estar em um ou outro mas não entre dois. ... Os elétrons podem correr em torno dos degraus da arquibancada.
Por que os elétrons giram em torno do núcleo?
Porque no núcleo do átomo existe um protão, com carga eléctrica positiva, que atrai o electrão, que tem carga eléctrica negativa, provocando a denominada força electroestática.
Qual deveria ser a distância entre o núcleo e um elétron?
Para você ter uma ideia, pense no átomo de hidrogênio formado por um próton e um elétron. Se o núcleo desse átomo fosse do tamanho de uma bola de tênis, o seu elétron orbitante estaria a uma distância de três quilômetros! A eletrosfera é maior que o núcleo do átomo cerca de 000 vezes.
Em que situação o elétron se encontra no estado ativado?
Quando um elétron que ocupa um determinado nível energético recebe energia externa, ele absorve essa energia e salta para um outro nível mais energético; neste caso dizemos que o átomo se encontra no estado ativado.
O que há entre o elétron e o núcleo do átomo?
Segundo o modelo de átomo estabelecido por Ernest Rutherford (18), físico neozelandês, os elétrons giram em torno núcleo, onde estão os prótons e os nêutrons. A distância entre essas partículas permanece constante graças à ação de forças eletrostática, que mantêm em repouso corpos dotados de carga elétrica.
Qual o elemento que apresenta o maior potencial de ionização?
Hélio A tabela periódica a energia de ionização Ou seja, o Hélio tem maior energia de ionização do que o Hidrogênio. Observação: quando a potência de ionização é muito grande, o raio atômico será menor.
O que faz parte do átomo tendo carga negativa e gira em torno do núcleo?
Química. Os elétrons são partículas de carga negativa que ficam girando ao redor do núcleo atômico e possuem massa 1836 vezes menor que a dos prótons e nêutrons. Os elétrons são partículas que fazem parte da constituição do átomo.