O que é e para que serve a subcamada MAC?
Índice
- O que é e para que serve a subcamada MAC?
- Qual a função do CRC MAC?
- Quais duas funções ou operações são realizadas pela subcamada MAC?
- Quais são as duas principais responsabilidades da subcamada MAC Ethernet escolha duas?
- O que é o protocolo MAC e para que é usado?
- Qual a função dos protocolos a seguir CSMA CD CSMA CA?
- Quais os dois principais campos de um frame Ethernet?
- Qual a finalidade do campo Type de um frame Ethernet?
- Qual função ou operação e executada pela subcamada LLC?
- O que é o protocolo Mac?
- Quais são os endereços MAC?
- Qual a padronização dos endereços MAC?
- Quais são os primeiros algarismos do Mac?

O que é e para que serve a subcamada MAC?
A Subcamada de Acesso à Meios (também conhecida pela sigla em inglês MAC) é uma parte da Camada de Enlace de Dados responsável por estabelecer uma lógica quanto ao uso do meio de transmissão em topologias de difusão.
Qual a função do CRC MAC?
O CRC é acrescentado ao final do quadro de forma que o quadro fique divisível por G(x). Ao receber o quadro, o receptor então divide a mensagem recebida por G(x) e, caso a divisão tenha um resto diferente de 0, assume-se que um erro ocorreu. 9 - O que é um endereço MAC, explique em poucas palavras qual sua função?
Quais duas funções ou operações são realizadas pela subcamada MAC?
A subcamada MAC dá acesso à camada física, sendo responsável pela implementação das seguintes funcionalidades: ... MAC Data Service (MCPS): provê serviços de transporte de dados entre subcamadas MAC parceiras, ou seja, viabiliza a transmissão e a recepção de MPDUs (MAC PDUs).
Quais são as duas principais responsabilidades da subcamada MAC Ethernet escolha duas?
O uso de quadros ajuda na transmissão de bits, pois eles são colocados no meio e no agrupamento de bits no nó receptor. A segunda responsabilidade da subcamada MAC é o controle de acesso à mídia. O controle de acesso à mídia é responsável pela colocação e remoção de quadros no meio físico.
O que é o protocolo MAC e para que é usado?
Media Access Control ou MAC (Português: Controle de Acesso ao Meio) é um termo utilizado em redes de computadores para designar parte da camada de enlace, camada número 2 segundo o modelo OSI de 7 camadas (física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação).
Qual a função dos protocolos a seguir CSMA CD CSMA CA?
O CSMA/CA funciona de forma a evitar colisões em sistemas de rede sem fio. A principal diferença entre os protocolos CSMA/CD e CSMA/CA é a capacidade que os nós que utilizam o CSMA/CD têm de identificar quando ocorrem as colisões, isto é, os nós são capazes de transmitir e ouvir o meio ao mesmo tempo.
Quais os dois principais campos de um frame Ethernet?
Atributos do Quadro Ethernet. Os campos principais no quadro Ethernet são: Campos Preâmbulo e Delimitador de início de quadro: os campos Preâmbulo (7 bytes) e Delimitador de início de quadro (SFD), também chamado de Início de quadro (1 byte), são usados para a sincronização entre os dispositivos de envio e recebimento.
Qual a finalidade do campo Type de um frame Ethernet?
Os frames Ethernet são "envelopes" para os pacotes TCP/IP. O aplicativo (um navegador, um servidor web, ou qualquer outro aplicativo transmitindo dados pela rede) envia os dados ao sistema operacional, que divide o stream em pacotes TCP/IP e os envia à placa de rede.
Qual função ou operação e executada pela subcamada LLC?
A Subcamada LLC é responsável Controle de Fluxo e erros, pelo enquadramento. A subcamada MAC é responsável pela operação do método de acesso CSMA/CD e também pelo enquadramento. Padrões IEEE para LANs.
O que é o protocolo Mac?
Media Access Control ou MAC (Português: Controle de Acesso ao Meio) é um termo utilizado em redes de computadores para designar parte da camada de enlace, camada número 2 segundo o modelo OSI de 7 camadas (física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação).
Quais são os endereços MAC?
- Os endereços MAC geralmente são atribuídos pelo fabricante das placas de interface de rede. Cada um é armazenado em hardware, como a memória somente leitura da placa ou por um mecanismo de firmware. Um endereço MAC normalmente inclui o identificador único de organização do fabricante.
Qual a padronização dos endereços MAC?
- Há uma padronização dos endereços MAC administrada pela IEEE ( Institute of Electrical and Electronics Engineers) que define que os três primeiros bytes - imagem acima, chamados OUI ( Organizationally Unique Identifier ), são destinados a identificação do fabricante - eles são fornecidos pela própria IEEE.
Quais são os primeiros algarismos do Mac?
- Entre com os 6 primeiros algarismos do MAC (sem os dois pontos) do dispositivo e o site retornará o nome do fabricante. Observe que os 6 primeiros algarismos do MAC correspondem aos 3 primeiros bytes (administrados pela IEEE), que identificam o fabricante do equipamento.