O que faz um conselheiro de condomínio?

O que faz um conselheiro de condomínio?
Sua principal função é analisar as finanças do condomínio e emitir pareceres recomendando ou não a aprovação de contas. Esse grupo é formado por condôminos que são eleitos por votação em reunião de assembleia, com os votos da maioria dos presentes.
Qual é a função de um conselho fiscal?
A atuação do conselho fiscal objetiva contribuir para salvaguardar os interesses da própria companhia, ao exercer o papel de fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre diversas matérias, denunciar desvios e irregularidades e prestar contas diretamente aos acionistas por meio de pareceres.
Quais são as ações dos Conselheiros do condomínio?
- As ações dos conselheiros estão diretamente ligadas à fiscalização da gestão financeira do condomínio, mas não podem tomar decisões, realizar compras e contrair dívidas em nome do condomínio sem autorização do síndico. Vale ressaltar, que todas as reuniões dos conselheiros devem ser registradas em ata.
Quem é o Conselho do condomínio?
- Tal como estabelecido pelo Código Civil, o conselho é um grupo formado por 3 membros (em geral, condôminos eleitos em assembleia), que devem verificar a situação contábil do condomínio por um período máximo de 2 anos. Vale reforçar, aqui, a importância da função e a responsabilidade dos moradores que decidirem se candidatar.
Quem Pode se candidatar ao conselheiro do condomínio?
- Para confirmar as especificações de quem pode se candidatar a vaga de conselheiro do condomínio, é preciso consultar a convenção. Ao se candidatar ao cargo, o morador precisa levar em consideração a responsabilidade da tarefa.
Quais são as regras para o Conselho condominial?
- As regras para eleição do conselho devem estar dispostas na convenção condominial. Na maioria dos casos o grupo é formado por três conselheiros, sendo um presidente e dois membros. Normalmente, o processo é realizado na mesma reunião de condomínio que elege o síndico.