O que endurece o cimento?
Índice
- O que endurece o cimento?
- Como acelerar o endurecimento do cimento?
- Qual a reação química do concreto?
- O que é CSH no concreto?
- Quais características são importantes controlar no cimento?
- Por que o concreto endurecido pode sofrer dilatação?
- Qual a técnica mais adequada para a cura do concreto?
- Por que a cura é fundamental para o concreto?
- Qual a técnica de hidratação do concreto?

O que endurece o cimento?
Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.
Como acelerar o endurecimento do cimento?
Sendo assim, acelerar o assentamento do concreto é acelerar seu processo de cura.
- Step 1. Deixe a forma no concreto derramado posicionada o maior tempo possível. ...
- Step 2. Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. ...
- Step 3. Levante a lona uma vez por dia durante o processo de cura. ...
- Step 4.
Qual a reação química do concreto?
As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO). Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente.
O que é CSH no concreto?
A estrutura de concretos é composta por agregados e agente ligante. A fase ligante, silicato de cálcio hidratado (C-S-H), é produzida a partir da hidratação do cimento Portland e apresenta grande influência sobre as propriedades físicas e mecânicas dos materiais cimentícios.
Quais características são importantes controlar no cimento?
Propriedades no estado fresco
- Facilidade de redução de vazios e de adensamento do concreto.
- Facilidade de moldagem, relacionada com o preenchimento da fôrma e dos espaços entre as barras de aço.
- Resistência à segregação e manutenção da homogeneidade da mistura, durante manuseio e vibração.
Por que o concreto endurecido pode sofrer dilatação?
- Pode, inclusive, ocorrer de que concretos com valor mais elevado da relação água/cimento apresentem valores superiores do que concretos ordinários, ... ou o tipo de cimento, podem contribuir para o calor de hidratação liberado, ... O concreto endurecido pode sofrer dilatação ou contração térmica.
Qual a técnica mais adequada para a cura do concreto?
- A escolha da técnica mais apropriada deve levar em conta a análise do processo construtivo, verificando a velocidade de desforma e a existência de elementos pré-moldados. A seguir, conheça mais sobre cada tipo de cura e as particularidades de cada técnica. A cura úmida do concreto é a maneira tradicional, por assim dizer, de se aplicar a técnica.
Por que a cura é fundamental para o concreto?
- Isso ocorre porque a redução do tempo de cura permite a utilização das fôrmas, leitos de protensão e equipamentos de cura a intervalos mais frequentes, o que reduz as áreas de estocagem. E também permite colocar peças em serviço em um período menor do que se fosse utilizada a cura convencional. Por que a cura é fundamental para o concreto?
Qual a técnica de hidratação do concreto?
- Técnica que visa à hidratação do concreto para diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. Essa é a cura de concreto, processo que deve ser iniciado imediatamente após a concretagem, molhando a superfície do concreto com frequência e evitando que ela fique seca.