Qual o procedimento Pós-exposição recomendado raiva?
Índice
- Qual o procedimento Pós-exposição recomendado raiva?
- Quando tomar soro antirrábico?
- Como aplicar o soro antirrábico?
- Quais são as funções da equipe responsável pelo trabalho na sala de vacinação?
- Qual o esquema para a profilaxia para a raiva humana Segundo o Ministério da Saúde?
- Quais acidentes com animais que necessitam obrigatoriamente da aplicação do esquema completo de vacinação contra raiva humana e mais aplicação do soro?
- Quanto tempo para tomar a vacina contra raiva?
- Quanto tempo a vacina antirrábica faz efeito?
- Quando deve ser aplicado o soro antirrábico?
- Por que o soro não tem função preventiva?
- Quando é necessário o uso do soro?
- Quais são as reações na injeção do soro?
Qual o procedimento Pós-exposição recomendado raiva?
Observar o animal durante 10 dias após a exposição. Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema profilático e encerrar o caso. Lavar com água e sabão. Iniciar imediatamente o esquema profilático com soro3 e 4 doses da vacina.
Quando tomar soro antirrábico?
O soro antirrábico, quando injetado no paciente exposto a uma situação de risco (mordedura ou lambedura por animal suspeito) age aumentando o período de incubação da doença, proporcionando um tempo mais longo para a instalação da imunidade ativa induzida pela vacina, que deve ser aplicada concomitantemente.
Como aplicar o soro antirrábico?
Devendo infiltrar a maior quantidade possível da dose do soro que a região anatômica permita, e, o volume restante pode ser aplicado por via IM, se houver, podendo ser usada a região glútea. Sempre aplicar em local anatômico diferente do que foi aplicada a vacina.
Quais são as funções da equipe responsável pelo trabalho na sala de vacinação?
As atividades da sala de vacinação são desenvolvidas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.
Qual o esquema para a profilaxia para a raiva humana Segundo o Ministério da Saúde?
Esquema de profilaxia da raiva pós-exposição pela via intramuscular (IM) com uso de soro antirrábico (SAR) ou imunoglobulina antirrábica (IGAR). 4 doses da vacina raiva (inativada). Dias de aplicação: 0, 3, 7, 14.
Quais acidentes com animais que necessitam obrigatoriamente da aplicação do esquema completo de vacinação contra raiva humana e mais aplicação do soro?
- Cão ou gato sem suspeita de.
- raiva no momento da agressão.
- Cão ou gato clinicamente suspeito.
- de raiva no momento da agressão.
- Cão ou gato raivoso, desaparecido ou morto.
- Animais silvestres5 (inclusive os domiciliados)
- Animais domésticos de interesse.
- econômico ou de produção.
Quanto tempo para tomar a vacina contra raiva?
Prazo de validade. Desde que mantida sob refrigeração, o prazo de validade da vacina raiva (inativada) é de 36 meses, a partir da data de fabricação.
Quanto tempo a vacina antirrábica faz efeito?
O cão encontra-se protegido 14 dias após a injeção da vacina. Se for corretamente administrada, a sua eficácia é de 100%. A primeira administração da vacina tem a duração de 1 ano. Mais tarde, a duração aumenta para 2-3 anos.
Quando deve ser aplicado o soro antirrábico?
- Depois da realização de teste cutâneo de sensibilidade, com resultado negativo, o soro antirrábico, quando indicado, deve ser infiltrado no ferimento e, caso haja sobra, esta deve ser aplicada por via intramuscular, na região glútea.
Por que o soro não tem função preventiva?
- O soro, diferentemente da vacina, não possui função preventiva, sendo usado apenas como forma de cura. Também é importante destacar que o uso frequente de soros pode causar problemas de saúde, uma vez que o corpo pode identificar os anticorpos do soro como antígenos e desencadear a produção de anticorpos contra ele. Por Ma. Vanessa dos Santos
Quando é necessário o uso do soro?
- O uso do soro não é necessário quando o paciente recebeu esquema profilático completo. No entanto, em situações especiais, como no caso de paciente imunodeprimidos ou de dúvidas com relação ao esquema profilático anterior, se houver indicação, o soro deve ser recomendado.
Quais são as reações na injeção do soro?
- As reações no local da injeção do soro são normalmente benignas e devidas à introdução da agulha e do soro no músculo. O paciente pode apresentar dor, vermelhidão, inchaço e, mais raramente, abscesso quando há contaminação no local. Reações precoces podem ocorrer durante a aplicação do soro ou nas duas horas seguintes.