Para que serve o Jenkins?
Índice
- Para que serve o Jenkins?
- O que é Pipeline Jenkins?
- Como configurar Jenkins?
- O que é Job Jenkins?
- Como funciona a integração contínua?
- O que é um pipe line?
- O que é uma pipeline Software?
- Como fazer deploy com Jenkins?
- Como rodar o Jenkins?
- Quais são os plugins do Jenkins?
- Como gerar pacotes em poucos cliques com o Jenkins?
- Como o Jenkins se insere em um ambiente de integração contínua?

Para que serve o Jenkins?
Jenkins é um servidor de Integração Contínua open-source feito em Java, pode ser rodado de forma standalone ou como uma aplicação web dentro de um servidor web. ... O Jenkins integra outras ferramentas através de plugins existentes na própria aplicação.
O que é Pipeline Jenkins?
Jenkins é uma ferramenta de auxilio a construção de pipelines de construção de software. Com ele podemos automatizar toda as etapas de compilação e teste de software base da Integração Contínua (CI).
Como configurar Jenkins?
Agora é hora de aprender como usar Jenkins na sua máquina ou servidor Ubuntu 18.04:
- Acesse Seu VPS. Acesse seu VPS usando SSH. ...
- Instale JDK. O primeiro pré-requisito do Jenkins é JDK. ...
- Instale um Servidor Web. ...
- Instale Jenkins. ...
- Insira a Senha do Administrador. ...
- Personalize o Jenkins. ...
- Defina o Nome do Usuário e Senha para Jenkins.
O que é Job Jenkins?
O Jenkins é a ferramenta de CI mais popular e, por consequência, existem diversos plugins e recursos disponíveis. ... No Jenkins um Job é qualquer projeto ou tarefa que você queira executar e build é cada uma das execuções do Job.
Como funciona a integração contínua?
A integração contínua é referente aos estágios de criação e teste de unidade do processo de lançamento de software. Cada revisão confirmada aciona criação e teste automatizados. Com a distribuição contínua, as alterações de código são criadas, testadas e preparadas automaticamente para que a produção seja liberada.
O que é um pipe line?
Também conhecido como funil de vendas, o pipeline é o mapa das etapas que compõem o processo de vendas de um representante comercial. Ou seja, cada negociação flutua pelo pipeline de vendas seguindo algumas etapas da negociação.
O que é uma pipeline Software?
Um pipeline de CI/CD consiste em uma série de etapas a serem realizadas para a disponibilização de uma nova versão de um software. ... É possível executar manualmente cada etapa do pipeline de CI/CD, mas o real valor dele está na automação.
Como fazer deploy com Jenkins?
Vá em manager jenkins >> manager plugins e instale o seguinte plugin Copy Artifact Plugin e o Deploy Plugin. O primeiro tem como objetivo copiar o artefato, ou seja, o . war. Então vamos configurar que após o build success do projeto X vamos copiar o artefato e deployed no servidor TomCat.
Como rodar o Jenkins?
Requisitos
- Abra o prompt de comando do Windows e vá até o local onde está a pasta do jetty:
- Podemos iniciar o Jetty só para ver se está tudo ok com ele, então digite: java –jar start.jar.
- E aguarde o jetty iniciar. ...
- Pronto, temos o jetty rodando.
Quais são os plugins do Jenkins?
- E eles consistem na integração do software com a maioria do sistema de controles de versão no que diz respeito ao banco de dados bug. Sendo assim, o Jenkins permite que muitas ferramentas possam ser suportadas devido aos seus plugins.
Como gerar pacotes em poucos cliques com o Jenkins?
- Aprenda neste artigo a gerar pacotes em poucos cliques com o Jenkins utilizando as principais soluções de build, como Ant, Maven e Gradle.
Como o Jenkins se insere em um ambiente de integração contínua?
- O Jenkins se insere dentro de um ambiente de Integração Contínua, e eu queria falar com você sobre Integração Contínua agora. A Integração Contínua existe pra, basicamente, solucionar alguns problemas antigos pra quem trabalha com desenvolvimento de software, uma metodologia Waterfall, por exemplo.