Qual é o papel do ACNUR?

Qual é o papel do ACNUR?
A proteção de refugiados e das populações deslocadas por guerras, conflitos e perseguições é a principal missão do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) – também conhecido como Agência da ONU para Refugiados –, que busca soluções adequadas e duradouras para estas populações.
Como ajudar a ACNUR?
SUA AJUDA É FUNDAMENTAL Cerca de 97% do orçamento do ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, vem de doações voluntárias. Isso significa que doações mensais de pessoas como você são indispensáveis para financiar nossos programas de proteção e assistência aos refugiados.
Qual é o papel do Escritório do Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los refugiados?
O ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ou Agência da ONU para Refugiados (em inglês, United Nations High Commissioner for Refugees, ou UNHCR) é uma agência da ONU que atua para assegurar e proteger os direitos das pessoas em situação de refúgio em todo o mundo.
Quais as funções do ACNUR no Brasil?
- Funções do ACNUR no Brasil 1 Trabalhar com a sociedade civil e refugiados para facilitar seu processo de integração por meio de uma rede nacional de... 2 Participar das atividades e reuniões colegiadas do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). More ...
Quando começou o trabalho do ACNUR?
- A agência iniciou sua atuação em janeiro de 1951. O trabalho do ACNUR se fundamenta na Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos refugiados, que estabeleceu o que é um refugiado e quais os direitos e deveres dessas pessoas, bem como dos Estados que as recebem.
Quais são os objetivos do ACNUR?
- Como organização humanitária, apolítica e social, o ACNUR tem dois objetivos básicos: proteger homens, mulheres e crianças refugiadas e buscar soluções duradouras para que possam reconstruir suas vidas em um ambiente normal. As Nações Unidas atribuíram ao ACNUR o mandato de conduzir e coordenar ações internacionais para proteção dos refugiados.
Qual o estatuto do ACNUR?
- O seu estatuto atribui-lhe duas funções principais: assegurar a “protecção internacional” dos refugiados e procurar “soluções permanentes e duradouras” para os seus problemas. O ACNUR foi, até à data, distinguido com dois Prémios Nobel.