Porque surgem pintas na pele?

Porque surgem pintas na pele?
Os melanócitos são células que ficam na camada basal, logo abaixo da epiderme. Sua principal função é produzir melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Por motivos ainda não esclarecidos pela ciência, os melanócitos se aglomeram e a pinta aparece.
O que fazer para ter pintas?
Em geral, as pintas surgem logo na infância, mas também podem aparecer na fase adulta. Apesar de não haver um consenso, acredita-se que seu surgimento possa acontecer por razões como, por exemplo, a exposição excessiva ao Sol.
Por que as pintas são causadas?
- As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
Por que as pintas são perigosas?
- Elas “nascem” geralmente na infância e adolescência, mas algumas podem surgir até a terceira década de vida. Todas as pintas são perigosas? Não, depende das características.
Quais são os parâmetros de uma pinta?
- Em geral, essas pintas aparecem na primeira infância e são inofensivas, mas devem ser vistas pelo médico, especialmente se tiverem mais de 6 milímetros de diâmetro. Que parâmetros são considerados para analisar uma pinta?
Por que as pintas são mais comuns em quem tem pele clara?
- Por que são mais comuns em quem tem pele clara? Tanto as pintas quanto as sardas se desenvolvem mais em ruivos e loiros em decorrência da sensibilidade aos raios ultravioleta. Mas morenos e negros não estão imunes e, portanto, também devem evitar exposição ao sol em horários de pico. Pessoas com muitas pintas correm mais risco de câncer de pele?