adplus-dvertising

Por que os ácidos graxos são considerados moléculas Anfipáticas?

Índice

Por que os ácidos graxos são considerados moléculas Anfipáticas?

Por que os ácidos graxos são considerados moléculas Anfipáticas?

Estrutura dos Ácidos Graxos É uma molécula de natureza anfipática (veja figura abaixo), ou seja, contém uma cadeia hidrocarbonada hidrofóbica, enquanto que o grupo carboxila terminal é hidrofílico (pode ser ionizado em pH=7).

O que vem a ser AGS essenciais?

Os ácidos graxos saturados (AGS) são assim denominados por não conterem dupla ligação em sua estrutura. São obtidos de algumas gorduras de origem animal e vegetal (MOREIRA et al., 2002). ... Os ácidos graxos insaturados (AGI) são aqueles que contêm uma ou mais duplas ligações na cadeia hidrocarbonada.

Como podem ser identificados os ácidos graxos?

Os ácidos graxos insaturados costumam ser divididos em monoinsaturados (que possuem apenas uma insaturação em sua cadeia carbônica) e poli-insaturados (que possuem duas ou mais insaturações). O ácido oleico é insaturado, e os demais mencionados são poli-insaturados.

O que é uma substância Anfifilica?

Moléculas anfifílicas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solvente orgânicos).

Como ocorre a absorção dos ácidos graxos?

Absorção lipídica Os ácidos graxos de cadeia curta podem ser absorvidos no estômago, embora a maior parte da absorção de gorduras ocorra apenas no intestino delgado . Uma vez que os triglicerídeos são decompostos a ácidos graxos e glicerol eles se agregam, juntamente com o colesterol, em estruturas chamadas micelas .

Quais são as moléculas anfipáticas?

  • Moléculas anfipáticas são moléculas que possuem tanto uma região hidrofílica, ou seja, solúvel em água, quanto uma região hidrofóbica, ou seja, insolúvel em água, e os ácidos graxos são exemplos clássicos desse tipo de molécula.

Quais são os ácidos graxos mais comuns?

  • Os ácidos graxos mais comuns têm cadeias entre 16 e 18 átomos de carbono e, nos animais, essas cadeias não são ramificadas.

Qual a propriedade das moléculas anfílicas?

  • Moléculas anfifílicas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solvente orgânicos). Para uma molécula exibir ambas as propriedades (polar e não-polar), ela deve ter cadeias de ligações.

Quais são os ácidos graxos não-esterificados?

  • Já os ácidos graxos não-esterificados são encontrados na forma livre em todos os tecidos em níveis baixos, ou ainda em níveis mais elevados no plasma durante o jejum. Esses AG livres podem ser oxidados em muitos tecidos, mas em especial no fígado e nos músculos, e assim produzir energia.

Postagens relacionadas: