adplus-dvertising

Como o câncer se desenvolve no corpo humano?

Índice

Como o câncer se desenvolve no corpo humano?

Como o câncer se desenvolve no corpo humano?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

O que ativa o câncer?

As causas do câncer estão relacionadas ao acúmulo gradual de danos celulares irreversíveis. O câncer tem origem nas alterações da estrutura genética (DNA) das células, as chamadas mutações. Apenas raramente eles são herdados dos pais e, portanto, a maioria dos casos de câncer surge no decorrer da vida.

Como é descoberto o câncer?

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Como as células cancerígenas se comportam?

  • Leucemias, linfomas e mieloma são “cânceres relacionados ao sangue” que são “alimentados” por nutrientes na corrente sanguínea e no fluido linfático, de modo que não precisam formar tumores. Assim como os cânceres podem se comportar de maneira diferente, nem todas as células cancerígenas se comportam da mesma maneira.

Como ocorre o desenvolvimento de uma célula cancerígena?

  • Veremos o processo que leva ao desenvolvimento de uma célula cancerígena, algumas das maneiras pelas quais as células cancerígenas diferem das células normais e por que o corpo pode não reconhecer as células cancerígenas e destruí-las, como ocorre com outras células “estranhas”.

Será que a célula é cancerosa?

  • Na presença de qualquer erro nestas instruções pode surgir uma célula alterada que venha a se tornar cancerosa. Multiplicam-se de maneira desordenada e descontrolada, ou seja elas se dividem mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, e o crescimento celular torna-se contínuo.

Por que as células cancerosas são mais especializadas?

  • Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápido e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem. As células cancerosas são, geralmente, menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais.

Postagens relacionadas: