Como se dá a progressão do câncer de colo uterino?

Como se dá a progressão do câncer de colo uterino?
O ápice da incidência do carcinoma invasor se dá entre os 45-55 anos e o do carcinoma “in situ” entre os 25 e 40 anos. Como fatores de risco para o desenvolvimento da doença destacam-se a atividade sexual precoce (menos de 16 anos), múltiplos parceiros sexuais, gravidez em idade jovem.
Quais estágios do câncer de colo de útero?
No estágio I, o câncer está restrito ao colo uterino. No estágio II, a doença atinge além do colo uterino, mas não afeta a parede pélvica ou o terço inferior da vagina. No estágio III, a doença atinge a parede pélvica ou o terço inferior da vagina.
Como ocorre a dilatação do colo do útero?
- Como acontece no mundo materno em diversas situações, a dilatação do colo do útero varia de mulher para mulher e, mais do que isso, ela pode não ser linear. Na prática, isso é visto no começo do trabalho de parto, quando os primeiros centímetros podem parecer mais lentos do que os últimos.
Como funciona o colo do útero?
- O colo do útero é a parte que faz a ligação entre o útero e a vagina. Numa gravidez normal, ele permanece firme, comprido e fechado até as últimas semanas. Só então começa a amolecer, afinar ("esvaecer", no termo técnico, ou "apagar") e dilatar (abrir), preparando-se para dar passagem ao bebê no parto vaginal.
Qual é a abertura do colo do útero?
- Possui uma abertura central chamada canal cervical, que se fecha ou se abre, dependendo da fase do nosso período menstrual. Por meio dessa abertura do colo do útero, acontecem alguns processos muito importantes do nosso corpo. E é por lá que sai, por exemplo, o sangue menstrual.
Será que você está errado com o colo do útero?
- Mas fique tranquila, porque isso não significa que há algo de errado com ele, apenas que está se posicionando para nascer. E o terceiro e último fator é a perda de sangue ou líquido. É importante avisar ao médico, porque é normal que a dilatação do colo do útero leve a liberação de uma pequena quantidade de sangue.