O que a ocitocina controla no nosso corpo?

O que a ocitocina controla no nosso corpo?
A ocitocina ou oxitocina é um hormônio peptídico, produzido no hipotálamo, armazenado e liberado na neurohipófise (hipófise posterior). Suas funções mais conhecidas são o estímulo da contração uterina no parto e a ejeção do leite na lactação.
Quais são as funções da ocitocina no organismo?
- As principais funções da ocitocina no organismo são: 1. Facilitar o parto Devido a sua estimulação para a contração do útero, de forma ritmada, a ocitocina naturalmente produzida pelo corpo ajuda o trabalho de parto.
Por que a ocitocina é essencial para o bem-estar?
- A ocitocina é encontrada tanto na mulher quanto no homem, e é conhecida por causar a sensação de prazer e ajudar no trabalho de parto e amamentação, mas, também é essencial para melhorar o relacionamento interpessoal e o bem-estar, além disso é responsável por reduzir as chances do aparecimento de um transtorno psicológico como a ansiedade.
Qual a concentração de ocitocina no sangue?
- A ocitocina é secretada pelas células ósseas e é associada ao metabolismo ósseo das fêmeas durante o processo de envelhecimento. Geralmente, mulheres no período pós-menopausa, com maior índice de osteoporose, apresentam concentrações mais baixas de ocitocina no sangue.
Qual a função da ocitocina no cérebro?
- A ocitocina, também chamada de oxitocina, é um hormônio produzido pelo hipotálamo, pequena região localizada no cérebro. A ocitocina é apontada por estudos científicos como responsável por melhorar a capacidade do indivíduo em se relacionar socialmente, desenvolver empatiae ter maior sensibilidade a situações vividas por outras pessoas.