Por que os ossos do nosso corpo são rígidos?
Índice
- Por que os ossos do nosso corpo são rígidos?
- O que faz com que haja essa rigidez nos ossos?
- Porque os ossos são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis?
- Quem da rigidez aos ossos?
- Por que os ossos são importantes para o nosso corpo?
- Que tipo de tecido forma os ossos e como eles são rígidos e flexíveis ao mesmo tempo?
- Quais são os ossos?
- Por que a dor nos ossos é comum?
- Como controlar o crescimento dos ossos?
- Por que o osso é mais frágil?

Por que os ossos do nosso corpo são rígidos?
A parte externa dos ossos é constituída por uma rede de tecido fibroso denominada matriz extracelular, que é de consistência dura devido à presença de sais de cálcio em sua estrutura.
O que faz com que haja essa rigidez nos ossos?
Os sais de cálcio e as proteínas do tipo colágeno são responsáveis pela rigidez do tecido ósseo.
Porque os ossos são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis?
Os ossos de um bebê são macios e flexíveis, mas eles endurecem à medida que assimilam cálcio. Eles são reforçados ainda mais pelos feixes de um material resistente e fibroso chamado colágeno, que corre através da maioria dos ossos.
Quem da rigidez aos ossos?
O cálcio e o fósforo formam cristais, que, juntamente às fibras colágenas, são responsáveis pela rigidez e resistência dos ossos.
Por que os ossos são importantes para o nosso corpo?
Junto com as articulações e os músculos, os ossos contribuem para que possamos nos mover, correr, pular, pegar objetos e mais uma porção de tarefas. Que tanto de funções! Mas ainda tem uma outra, não menos importante. Os ossos podem funcionar como reservatório de cálcio, fósforo e outros nutrientes.
Que tipo de tecido forma os ossos e como eles são rígidos e flexíveis ao mesmo tempo?
O tecido ósseo é um tecido de sustentação responsável pela formação dos nossos ossos. É um tipo de tecido conjuntivo e apresenta como principal característica a presença de uma matriz extracelular calcificada. Basicamente, esse tecido é constituídos por células chamadas de osteoblastos, osteoclastos e osteócitos.
Quais são os ossos?
- Os ossos são estruturas presentes em basicamente todos os vertebrados. Tais estruturas, além de serem componentes do esqueleto, proporcionando forma, sustentação, proteção e capacidade de locomoção, atuam como reserva de cálcio, e algumas delas como locais de formação de células sanguíneas.
Por que a dor nos ossos é comum?
- Além da dor nos ossos, no caso de metástase óssea, é comum o aparecimento de outros sintomas como emagrecimento rápido, cansaço excessivo, fraqueza e perda do apetite, por exemplo.
Como controlar o crescimento dos ossos?
- Depois de examinar os genes conhecidos por controlar o crescimento dos ossos, eles descobriram um erro em um gene específico chamado SOST, que estimula a produção de uma proteína chamada esclerostina. Essa substância é responsável por avisar ao osso quando ele deve parar de crescer.
Por que o osso é mais frágil?
- Esse novo osso formado é mais frágil e pode estar associado a alguns sintomas que podem variar de acordo com o local afetado, como dor no osso, alteração da curvatura da coluna, dor nas articulações e maior risco de fraturas.