O que se faz com fosfato?
Índice
- O que se faz com fosfato?
- O que contém fosfato?
- O que causa a falta de fosfato no organismo?
- Como é feito fosfato?
- Quais são os tipos de fosfato?
- O que são sais de fosfato?
- O que é perda de fosfato?
- Qual o tratamento do fosfato?
- Quais as funções dos fosfatos?
- Qual a natureza dos fosfatos orgânicos?
- Qual o tipo de fosfato livre em solução?

O que se faz com fosfato?
O fosfato é necessário para a formação dos ossos e dentes. O fosfato também é utilizado como bloco modular de várias substâncias importantes, inclusive as usadas pela célula para energia, membranas celulares e DNA (ácido desoxirribonucleico).
O que contém fosfato?
Os principais alimentos ricos em fósforo são as sementes de girassol e de abóbora, as frutas secas, peixes como sardinha, as carnes e os laticínios. O fósforo também é utilizado como aditivo alimentar na forma de sais de fosfato que se encontram em bebidas gaseificadas e enlatados, por exemplo.
O que causa a falta de fosfato no organismo?
A deficiência de fosfato pode causar sintomas cardíacos, incluindo pressão arterial baixa e risco aumentado de arritmia perigosa. A deficiência aguda também pode causar sintomas neurológicos, como confusão e outros distúrbios cognitivos, paralisia, convulsões ou coma.
Como é feito fosfato?
Na indústria nacional o fosfato bicálcico é fabricado a partir do ácido fosfórico, o qual é obtido pelo processamento da rocha fosfática, um minério rico em Fluorapatita, um mineral de Cálcio, Fósforo e Flúor.
Quais são os tipos de fosfato?
Para fins de medição do fosfato, ele pode ser dividido em três categorias: ortofosfatos, fosfatos condensados e fosfatos orgânicos. No entanto, a única forma de fosfato que é realmente medida colorimetricamente é o ortofosfato.
O que são sais de fosfato?
Os sais de fosfato se utilizam como fonte de fósforo. Costumam ser utilizadas em caso de níveis baixos de fosfato no sangue e também de níveis muito elevados de cálcio no sangue e inclusive para prevenir a formação de cálculos renais.
O que é perda de fosfato?
A hipofosfatemia é definida como a redução do fósforo na corrente sanguínea. Tanto a ingestão inadequada do íon fosfato, quanto a excreção exacerbada e um desbalanço na distribuição do fosfato entre os espaços extracelular e intracelular podem levar à hipofosfatemia.
Qual o tratamento do fosfato?
- O fosfato é extraído de depósitos de rocha sedimentária e tratado quimicamente para aumentar a sua concentração e torná-lo mais solúvel, o que facilita sua absorção pelas plantas. O fosfato sem tratamento, apenas pulverizado, é normalmente utilizado em cultivo orgânico .
Quais as funções dos fosfatos?
- Outras funções importantes dos fosfatos são a formação dos nucleótidos, componentes do ADN e outros ácidos nucleicos, composição de alguns lípidos de membrana como os fosfoglicéridos.
Qual a natureza dos fosfatos orgânicos?
- Os fosfatos orgânicos que são compostos de grupos hidroxila (-OH) têm uma natureza ácida. Em uma solução aquosa, esses fosfatos podem ser desprotonados pela remoção do átomo H no grupo –OH. Então, outros grupos orgânicos podem se ligar ao fosfato orgânico ionizado.
Qual o tipo de fosfato livre em solução?
- Na forma iônica, tem a carga formal de -3, sendo denotado como PO 43- . No campo bioquímico, um íon de fosfato livre em solução é chamado de fosfato inorgânico, para distinguí-lo dos fosfatos existentes nas moléculas de trifosfato de adenosina (ATP), DNA ou mesmo RNA. Fosfato inorgânico é denotado geralmente como Pi.