adplus-dvertising

O que é equoterapia é para que serve?

Índice

O que é equoterapia é para que serve?

O que é equoterapia é para que serve?

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Como funciona o tratamento da equoterapia?

Na prática, ela estimula a mente e o corpo por meio do andar do cavalo, que faz movimentos tridimensionais ou em três eixos: para cima e para baixo, para um lado e para o outro, para frente e para trás. Esses estímulos ritmados provocam uma série de reações no corpo do cavaleiro.

Qual os benefícios da equoterapia?

Os benefícios da equoterapia: Melhora do equilíbrio e da postura. Desenvolve coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão. Estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensorial – motora.

Como fazer a equoterapia?

A prática de equoterapia se dá sobre o cavalo em movimento, precedida por algumas sessões de reconhecimento do animal. Montado no cavalo, o praticante — termo que designa a pessoa em atividade equoterápica — começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar.

Qual o preço de uma sessão de equoterapia?

Para ajudar quem vive nessas condições, médicos têm indicado a equoterapia como ajuda no tratamento. Um mês de sessões, no entanto, pode custar em torno de R$ 400, valor que nem todos conseguem pagar.

Como se chama a terapia com cavalos?

Equiterapia: a terapia com cavalos.

Como funciona a terapia com cavalos?

Hipoterapia na Fisioterapia O cavalo consegue transmitir impulsos ritmados para as pernas e para o tronco do paciente, levando a contrações e relaxamentos que facilitam a percepção do próprio corpo, noção da lateralidade e da manutenção do equilíbrio.

Por que o cavalo é usado na equoterapia?

O cavalo é utilizado na equiterapia porque transmite uma sensação de força e poder, ou mesmo nos reporta a lembranças inconscientes de embalo e proteção.

Quem pode fazer o curso de equoterapia?

A equoterapia é uma atividade multidisciplinar, que envolve profissionais de diversas áreas de atuação. ... São psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de equitação, além de médicos e veterinários, preparados especialmente para fazer o atendimento aos pacientes da equoterapia.

Quais são os benefícios da equoterapia?

  • Além disso, a equoterapia faz com que a pessoa se torne mais sociável, facilitando o processo de integração nos grupos, o que é muito importante. A equoterapia alcança ótimos resultados nos pacientes com autismo porque melhora a interação social, a linguagem e a área emocional.

Quando começou a equoterapia?

  • Na era moderna, a equoterapia se tornou mais popular após a Primeira Guerra Mundial. Os soldados que voltavam da guerra com sequelas físicas e mentais eram colocados para cavalgar, devido ao grande número de animais disponível. A partir de então, eles passaram a apresentar melhoras em todos os aspectos.

Como é utilizada a equoterapia na fisioterapia?

  • A equoterapia pode ser utilizada como recurso terapêutico na fisioterapia porque ela alcança inúmeros benefícios posturais porque o andar do cavalo provoca uma série de reações no corpo do paciente, fazendo com que ele esteja sempre em busca do seu próprio equilíbrio.

Por que é possível ir além da equoterapia?

  • Pois saiba que, com a equoterapia, é possível ir além! A terapia com o uso dos cavalos tem um papel importantíssimo no processo de reabilitação de diversas doenças, complicações e deficiências. Descubra como funciona, quem pode fazer e quais são os benefícios que essa técnica pode proporcionar aos pacientes. Afinal, o que é a equoterapia?

Postagens relacionadas: