adplus-dvertising

Qual a função da angiotensina 2?

Índice

Qual a função da angiotensina 2?

Qual a função da angiotensina 2?

A angiotensina II faz com que as paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas) se contraiam, aumentando a pressão arterial. A angiotensina II também provoca a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais e da vasopressina (hormônio antidiurético) pela hipófise.

Onde a angiotensina 2 é produzida?

O angiotensinogênio é uma α2-glicoproteína plasmática, encontrada nos tecidos e na circulação sanguínea. É sintetizado, especialmente, no fígado e secretado para a circulação.

O que é aldosterona e qual sua função?

A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.

Quem produz ECA 2?

ECA2 é uma enzima ligada à membrana e sua porção solúvel no sangue é muito baixa. O receptor de AT tipo1 (AT1), da angiotensina 2, ativa a metaloprotease 17 (ADAM17) que cliva a ECA2 na membrana, assim aumentando os níveis de ECA2 solúveis6,7.

Onde é produzida a angiotensina?

A renina é liberada pelos rins, enquanto que a enzima conversora de angiotensina (ECA) é encontrada no endotélio vascular em vários órgãos.

Qual a função da angiotensina?

  • É responsável pela conversão da angiotensina I em angiotensina II, também conhecida como ECA, cinase II. É uma enzima associada principalmente aos capilares pulmonares, mas pode ser encontrada em outros sítios como nos rins.

Como a angiotensina interage com os pulmões?

  • Ao passar pelos vasos pulmonares, a angiotensina I interage com uma ectoenzima presente nas células endoteliais, principalmente dos pulmões, chamada Enzima Conversora de Angiotensina (Comumente chamada ECA) ou Covertase, transformando-se em Angiotensina II.

Quais as funções celulares da pressão arterial?

  • Tem numerosas funções conhecidas na fisiologia humana, em especial no controle da pressão arterial. Exerce suas funções celulares interagindo com receptores na membrana celular das células alvo, os chamados receptores AT1 e AT2 .

Postagens relacionadas: