O que é acessibilidade e sua importância?
Índice
- O que é acessibilidade e sua importância?
- Porque falar de acessibilidade?
- Qual o objetivo da acessibilidade para a pessoa com deficiência?
- Qual o papel da acessibilidade?
- Qual a importância da Lei da acessibilidade?
- O que a falta de acessibilidade nas empresas pode ocasionar?
- Porque a falta de acessibilidade afeta a vida das pessoas?
- Qual é a acessibilidade?
- Qual a Convenção sobre a acessibilidade?
- Qual a acessibilidade no Brasil?
- Qual o direito à acessibilidade?

O que é acessibilidade e sua importância?
A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social; constituindo um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Porque falar de acessibilidade?
Isso significa garantir que as pessoas com deficiência possam se deslocar pela cidade sem dificuldades, autonomamente. Diretrizes para a realização dos direitos das pessoas com deficiência também estão presentes nas Políticas Nacionais de Mobilidade Urbana e no Estatuto das Cidades, duas leis federais.
Qual o objetivo da acessibilidade para a pessoa com deficiência?
[...] o objetivo da acessibilidade é proporcionar a todos um ganho de autonomia e mobilidade, principalmente àquelas pessoas que tem sua mobilidade reduzida ou dificuldade de comunicação, para que possam usufruir dos espaços e das relações com mais segurança, confiança e comodidade.
Qual o papel da acessibilidade?
O principal objetivo da acessibilidade é garantir às pessoas o direito de transitar em espaços urbanos sem a interferência de barreiras que as impedem de conviver ou circular livremente. ... A acessibilidade visa adequar a construção a todos os tipos de necessidades que possam surgir na sociedade.
Qual a importância da Lei da acessibilidade?
A Lei de Acessibilidade representa um avanço na forma como a sociedade enxerga as demandas das PCDs e dos indivíduos com dificuldade de locomoção. Por meio dela, é possível garantir a autonomia e promover a qualidade de vida dessas pessoas.
O que a falta de acessibilidade nas empresas pode ocasionar?
A falta de acessibilidade nas empresas faz perder clientes que precisam entrar e sair dos espaços. Imagine elaborar propostas para um potencial cliente e descobrir que ele precisa de acessibilidade e você não poderá atendê-lo porque a empresa não é adaptada. Isso será ruim tanto para você, quanto para ele.
Porque a falta de acessibilidade afeta a vida das pessoas?
Exemplo claro é o direito ao trabalho, visto que sem acessibilidade nos transportes a pessoa com deficiência física dificilmente chegará ao seu local de labor. Percebe-se, portanto, a grande importância da acessibilidade na vida das pessoas com deficiência, tendo em vista que sem ela não há acesso aos demais direitos.
Qual é a acessibilidade?
- A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social; constituindo um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Qual a Convenção sobre a acessibilidade?
- A Convenção, ao reconhecer o modelo social como o mais novo paradigma para conceituar as pessoas com deficiência, embasa também a consolidação da acessibilidade tanto como princípio quanto como um direito.
Qual a acessibilidade no Brasil?
- No Brasil, a acessibilidade é um direito, garantido por lei que se destina à implementar, de forma gradual, medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes, a fim de promover o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Qual o direito à acessibilidade?
- O direito à acessibilidade vem promovendo, através de órgãos públicos ou privados, diversas mudanças nas condições de acesso a esses espaços. Essa construções constitui em rampas, a adaptação dos equipamentos, do mobiliário, do transporte coletivo e dos sistemas e meios de comunicação e informação.