adplus-dvertising

O que falar sobre o feminicídio?

Índice

O que falar sobre o feminicídio?

O que falar sobre o feminicídio?

O feminicídio é um tipo de “homicídio qualificado” e é, portanto considerado crime hediondo. Estamos falando aqui de misoginia, de repulsa e de ódio ao gênero feminino. Tais sentimentos fazem parte da educação pautada no patriarcado que influencia os homens a acharem que são donos do corpo e da vida das mulheres.

Qual a importância de falar sobre o feminicídio?

Basicamente, o feminicídio traz um maior grau de proteção às mulheres, pois prevê uma repressão mais acentuada para aqueles que praticarem violência tamanha que gere a morte de uma mulher, por conta da sua condição de sexo feminino.

O que leva ao feminicídio?

Quando um crime é cometido pelo fato da vítima ser do sexo feminino, ele é considerado “feminicídio”. ... As situações devem envolver violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher. São crimes motivados por ódio ou sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres.

Qual é o objetivo é a importância da Lei do feminicídio?

A Lei do Feminicídio estabelece que, se um homicídio for cometido contra uma mulher como resultado ou em conjunto de violência doméstica e familiar ou como fruto do menosprezo ou discriminação em razão da condição da mulher (discriminação por gênero), o agravante feminicídio pode ser imputado.

Qual a finalidade da lei feminicídio?

A lei considera feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima. A nova legislação alterou o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) e estabeleceu o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio.

Por que o feminicídio existe?

  • O feminicídio existe pelo simples fato de os homens não aceitarem que as mulheres sejam livres, façam suas próprias escolhas, sejam donas da própria vida e não dependam deles para nada. O feminicídio existe porque em vez de educar os nossos homens a pensarem diferente a nossa sociedade continua reprimindo o elo mais fraco.

Como combater o feminicídio?

  • Essa violência resulta, muitas vezes, em casos de feminicídio no Brasil. Para que mais vidas não se tornem estatísticas, investir em conhecimento, denúncias e políticas públicas voltadas ao combate dessa violência são instrumentos fundamentais para mudar a realidade.

Qual o tipo de feminicídio mais comum no Brasil?

  • Esse tipo de feminicídio é o mais comum no Brasil, ao contrário de outros países da América Latina, em que a violência contra a mulher é praticada, comumente, por desconhecidos, geralmente com a presença de violência sexual.

Como o feminicídio afeta a sociedade?

  • O feminicídio vem afetando cada vez mais a sociedade. São milhares de mulheres precisando de assistência médica (caso consigam sobreviver). São milhares de mulheres em situação de risco precisando de ajuda. O feminicídio ataca diretamente as mulheres, mas afeta a sociedade inteira.

Postagens relacionadas: