O que foi o Triste Fim de Policarpo Quaresma?

O que foi o Triste Fim de Policarpo Quaresma?
Policarpo Quaresma não se suicidou; ele foi condenado à morte, acusado de traição ao governo de Floriano Peixoto. ... Policarpo Quaresma era um grande patriota. Foi um cidadão que sempre valorizou e lutou pela cultura brasileira, chegando, inclusive, a defender que o tupi-guarani se tornasse o idioma oficial do país.
Qual o significado do nome Policarpo Quaresma?
Ao analisar o nome Policarpo Quaresma, percebe - se que "Poli" significa muito, "carpo" sofrimento; dor e o sobrenome "Quaresma" se refere ao período de 40 dias de penitências e resguardo que acontece logo após o carnaval, na tradição da Igreja Católica. O nosso personagem emblemático já carregava no nome a má sorte.
Qual o tempo do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma?
Tempo: o livro foi publicado em 1915, mas os fatos históricos da obra tratam do período de mais de 20 anos atrás, no tempo da presidência de Floriano Peixoto (1891-1894). Foco narrativo: a narrativa enfoca a trajetória de Policarpo Quaresma, personagem principal da história.
Quem é Ismênia no livro Triste Fim de Policarpo Quaresma?
Ismênia: Vizinha do Quaresma, estava noiva há cinco anos, até que quando o casamento é marcado, seu noivo some. A jovem menina fica tão triste, que acaba adoecendo, psicologicamente e fisicamente. Morre e é enterrada com um vestido de noiva, como era seu desejo. General Albernaz: Pai de Ismênia e vizinho de Quaresma.
Porque Policarpo Quaresma foi internado em um hospício?
O auge de seu amor pela pátria foi quando fez um ofício para o ministro, escrito em tupi, defendendo que a língua oficial deveria ser então essa. Como consequência, foi internado por seis meses em um hospício, recebendo a visita apenas de Olga com seu pai.