adplus-dvertising

Qual é a história do livro Iracema?

Índice

Qual é a história do livro Iracema?

Qual é a história do livro Iracema?

Narra a história de um amor improvável entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro. Iracema é uma índia da nação Tabajara.

Onde ler Iracema?

Iracema (Prazer de Ler): eBooks na Amazon.com.br.

Qual a história de Iracema?

  • Iracema é uma obra que traz como protagonista uma mulher indígena com características físicas e psicológicas muito idealizadas. A história tem início quando Martim, português responsável por defender o território brasileiro de outros invasores europeus, perde-se na mata, em localidade que hoje corresponde ao litoral do Ceará.

Quais são os principais assuntos de estudo em Iracema?

  • Se você é vestibulando, esses são os principais assuntos de estudo em Iracema, leitu ra obrigatória para o vestibular Fuvest 2018, na opinião do professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP Marcos Flamínio Peres.

Quais são os clássicos de Iracema?

  • Além de Iracema, possui grandes clássicos, como Cinco Minutos, O Guarani, A Viuvinha, Lucíola, O gaúcho, Senhora, entre outros. Em sua obra podemos notar traços da realidade da sociedade brasileira daquela época, e oposições como o branco e o índio, as cidades e o sertão.

Qual a relação entre Martim e Iracema?

  • A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira. Ainda menino, Alencar fez uma viagem pelo sertão.

Postagens relacionadas: