O que é um paradoxo exemplo?

O que é um paradoxo exemplo?
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
Qual o significado do paradoxal?
- Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato. ... Paradoxalmente (uma palavra derivada de paradoxal), é um advérbio de modo que indica uma forma paradoxal ou estranha de agir ou de fazer alguma coisa. Respiração paradoxal.
Qual é o paradoxo?
- O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.
Qual o significado do paradoxo temporal?
- Aí reside o paradoxo desta situação. Saiba mais sobre o significado do paradoxo temporal. Também conhecido como paradoxo dos relógios, é uma conclusão da teoria da relatividade, segundo a qual, considerando os gêmeos A e B, se um deles fizer uma viagem espacial, no seu regresso será mais jovem do que o outro.
Quais são os paradoxos da filosofia?
- A identificação de paradoxos tem auxiliado o progresso da ciência, da matemática e da filosofia. Na filosofia, paradoxo é um termo consagrado pelos filósofos estoicos para designar o que é aparentemente contraditório, mas que, apesar de tudo, tem sentido.