O que impede a absorção de zinco?
Índice
- O que impede a absorção de zinco?
- O que diminui a absorção de zinco?
- Onde ocorre a absorção do zinco?
- Qual o mecanismo de ação do zinco?
- Como o zinco é excretado?
- Como o zinco é absorvido no intestino delgado?
- Como evitar o excesso de zinco na mucosa?
- Como ocorre a deficiência de zinco?
- Quais medicamentos podem levar à carência de zinco?

O que impede a absorção de zinco?
Fatores que afetam a biodisponibilidade de Zinco Entre os fatores não dietéticos, uma série de doenças (como doença celíaca, inflamações intestinais, desordens gastro-intestinais), bem como certas drogas (cortocosteróides) e o excesso de ingestão de álcool reduzem a absorção de zinco.
O que diminui a absorção de zinco?
O zinco é necessário para que a pele fique saudável, para que as feridas cicatrizem e para o crescimento. Grande parte do zinco consumido na dieta não é absorvida. Uma dieta rica em fibras e fitato (presente em nozes, farelo, feijão, soja, outras leguminosas e pão integral) reduz a absorção de zinco.
Onde ocorre a absorção do zinco?
A absorção dietética do zinco ocorre principalmente no intestino delgado, e depende da concentração de ferro no intestino delgado, a mesma interação de competição ocorre com o cobre. O zinco é excretado pelas fezes, na urina e através do suor.
Qual o mecanismo de ação do zinco?
O papel fisiológico do zinco como antioxidante é evidenciado por 2 mecanismos: proteção de grupos sulfidrilas contra oxidação, como ocorre com a enzima d-ácido aminolevulínico desidratase e na inibição da produção de espécies reativas de oxigênio por metais de transição como ferro e cobre.
Como o zinco é excretado?
O zinco é transportado ligado à albumina, sendo absorvido pelos tecidosperiféricos, principalmente ossos e músculos, e pelo fígado, onde pode serarmazenado como metalotioneína. A principal via de excreção de zinco é o tratogastrintestinal. Até 10% do mineral circulante também é excretado pela urina.
Como o zinco é absorvido no intestino delgado?
- Por meio de difusão passiva e da mediação de carreadores do enterócito, o zinco é absorvido no intestino delgado, principalmente no jejuno.
Como evitar o excesso de zinco na mucosa?
- Isso porque o zinco em excesso acaba aumentando a síntese da proteína metalotioneína que, por sua vez, se liga ao cobre e impede que ele seja absorvido pela mucosa intestinal. Por isso, uma boa dica é tentar ingerir esses nutrientes em horas distintas do dia.
Como ocorre a deficiência de zinco?
- A deficiência de zinco (Zn) pode ocorrer por vários motivos, como alimentação inadequada, aumento das necessidades devido a doenças, problemas de absorção, entre outros. Entretanto essa deficiência pode ser superada com o uso temporário de um suplemento de Zn.
Quais medicamentos podem levar à carência de zinco?
- Alguns medicamentos também podem levar a esta carência e incluem: anti-hipertensivos, diuréticos tiazídicos, omeprazol e bicarbonato de sódio, por exemplo. Assim como a carência é maléfica, o excesso de zinco também pode ser prejudicial à saúde podendo causar sintomas como fadiga, febre e dores no estômago.