adplus-dvertising

O que significa a palavra dança de salão?

Índice

O que significa a palavra dança de salão?

O que significa a palavra dança de salão?

A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.

Como a dança de salão foi aceita?

A dança de salão ou dança social, praticada por casais, em reuniões sociais, surgiu, durante o Renascimento na Europa. Desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, com as danças da corte, como entre o povo em geral, com as danças folclóricas.

Como é o contato entre os praticantes de dança de salão?

No caso da dança de salão, o contato físico é considerado como um espaço informal íntimo, onde o contato corporal torna-se real.

Como era praticada a dança de salão na Europa no século XV?

Perna (2001) descreve que no século XV na Europa a dança de salão era praticada tanto pelos plebeus quanto pelos nobres tendo sua origem durante o Renascimento. Segundo Hass e Garcia (2003), a valsa foi uma das primeiras dança de pares abraçados, que rodavam o salão mostrando toda sua elegância e nobreza.

O que significa a expressão dança?

Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito.

Quais as danças de salão?

As Danças de salão podem ser classificadas em: Nacionais: Forró, Samba de gafieira, Soltinho, Lambada e Zouk Brasileiro e Maxixe. Internacionais: Tango, Salsa, Bachata, Bolero, Merengue, entre outras.

Quais são os aspectos da dança de salão?

A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.

O que faz o líder é o seguidor na dança de salão?

O líder é aquele quem conduz, quem propõe os movimentos seja por condução física ou visual, mas cada vez mais na Dança de Salão moderna, "ouvindo" o seguidor, mantendo um "diálogo" na dança e permitindo ao seguidor ter mais autonomia, improvisar e eventualmente propor movimentos complementares.

Quais os contatos que temos com a dança?

A dança contribui ainda para o desenvolvimento da consciência corporal, bem como para o aprimoramento da noção de tempo e espaço, da consciência rítmica e da educação dos sentidos.

Quando começou a dança de salão?

  • A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa. Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

Por que a dança de salão é Democrática?

  • A verdade é que a Dança de Salão é democrática e felizmente a muitos anos, é praticada por crianças, adolescentes, adultos e idosos, assim como por homens e mulheres, solteiros e casados... A Dança de Salão abraça praticantes de qualquer perfil físico e acima de tudo, de qualquer classe social.

Quais são os objetivos da dança de salão?

  • Sugerir conceitos para danças confundidas com Dança de Salão, a serem utilizados no âmbito profissional desta área. Espera-se que, em atendendo tais objetivos, haja um ponto de partida para o futuro estabelecimento deste campo do conhecimento passível de consagração como Ciência.

Quais são as danças de salão Latina?

  • São danças de salão latinas: - Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira. - Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país.

Postagens relacionadas: