adplus-dvertising

O que é emoção para Wallon?

Índice

O que é emoção para Wallon?

O que é emoção para Wallon?

Wallon afirma que a emoção é a exteriorização da afetividade: é um fato fisiológico nos seus componentes humorais e motores e, ao mesmo tempo, um comportamento social na sua função de adaptação do ser humano ao seu meio.

Como podemos entender essa ideia de Wallon sobre a inteligência?

a ) Para Wallon, a inteligência é desenvolvida conforme a visão do lado interior, cheio de sentimentos e sonhos, e o exterior, repleto de códigos e símbolos. É por meio desses constantes conflitos das funções psicológicas - e na tentativa de resolvê-los - que a criança desenvolve sua inteligência.

O que é aprendizagem Para Vygotsky?

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.

O que é ter afetividade?

A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

O que diz a Teoria de Wallon?

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.

Quais são as etapas do desenvolvimento de Wallon?

  • Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam. No primeiro ano de vida, a função que predomina é a afetividade.

Quais são os cinco estágios de Wallon?

  • Wallon apresenta cinco estágios onde ocorre a alternância entre aspectos afetivos e cognitivos. Como afirma Galvão (1995, p. 45), “cada nova fase inverte a orientação da atividade e do interesse da criança: do eu para o mundo, das pessoas para as coisas.

Como a pessoa é afetada pela afetividade?

  • Assim como ela, toda pessoa é afetada tanto por elementos externos - o olhar do outro, um objeto que chama a atenção, uma informação que recebe do meio - quanto por sensações internas - medo, alegria, fome - e responde a eles. Essa condição humana recebe o nome de afetividade e é crucial para o desenvolvimento.

Por que a afetividade é expressa?

  • Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial. A emoção, segundo o educador, é a primeira expressão da afetividade.

Postagens relacionadas: