O que explica a ocorrência de áreas com baixas temperaturas em países próximos à linha do Equador?
Índice
- O que explica a ocorrência de áreas com baixas temperaturas em países próximos à linha do Equador?
- O que explica a ocorrência de clima com temperaturas muito baixas em regiões de países próximas à linha do Equador como Colômbia e Peru?
- O que explica a ocorrência de clima?
- Qual é o principal agente climático responsável pela formação do clima frio de montanha?
- Qual a relação da altitude com a temperatura em diferentes regiões?
- Quais são os três principais fatores climáticos que atuam no clima equatorial?
- Quais são as temperaturas próximas ao equador?
- Como ocorre o clima equatorial no Brasil?
- Quanto Tempo é necessário para determinar um tipo de clima?
- Como ocorre a queda de temperatura?

O que explica a ocorrência de áreas com baixas temperaturas em países próximos à linha do Equador?
Isso ocorre porque com a altitude há queda da absorção da energia solar pelo solo e da pressão atmosférica, que é menor. Quanto maior a altitude, menores são a pressão atmosférica e a temperatura cai porque o ar retém menos calor à medida em que sobe.
O que explica a ocorrência de clima com temperaturas muito baixas em regiões de países próximas à linha do Equador como Colômbia e Peru?
Resposta: Normalmente os países perto da linha do equador são os mais quentes , por receber mais radiação solar. O que pode mudar esse clima talvez possa ser a quantidade de correntes de vento e marítima fazendo o clima ficar mais frio.
O que explica a ocorrência de clima?
O clima está diretamente relacionado à formação vegetal. No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores influenciam no clima de uma região.
Qual é o principal agente climático responsável pela formação do clima frio de montanha?
A altitude – distância entre um ponto da Terra e o nível do mar – é um dos fatores determinantes para a formação do clima de uma região. Essa influência acontece por meio da pressão atmosférica, responsável pela elevação da temperatura. Dessa forma, quanto menor for a pressão, maior o frio, e vice-versa.
Qual a relação da altitude com a temperatura em diferentes regiões?
Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias. Desse modo, é possível estabelecer a seguinte relação: quanto maior a altitude, menor a temperatura; quanto menor a altitude, maior a temperatura.
Quais são os três principais fatores climáticos que atuam no clima equatorial?
Pluviosidade alta, com muita chuva, (2.000 a 3.000 milímetros por ano); Temperatura média anual em torno de 26°C, com pouca variação; Umidade relativa do ar é elevada, (média anual de 90%);
Quais são as temperaturas próximas ao equador?
- Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Consequentemente, as temperaturas médias desses lugares próximos ao Equador serão maiores; e, quanto mais afastado do Equador for o lugar, menores serão as temperaturas.
Como ocorre o clima equatorial no Brasil?
- O clima equatorial é característico dos locais mais próximos à Linha do Equador e abrange algumas regiões de todos os continentes, como Congo, Uganda, Jamaica, República Dominicana, Equador, Colômbia, Malásia e Indonésia e Austrália. No Brasil, ocorre nos estados de Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Quanto Tempo é necessário para determinar um tipo de clima?
- O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região. Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar.
Como ocorre a queda de temperatura?
- A queda de temperatura ocorre porque com a altitude há queda da absorção da energia solar pelo solo e da pressão atmosférica, que é menor. Quanto maior a altitude, menores são a pressão atmosférica e a temperatura cai porque o ar retém menos calor à medida em que sobe.