Qual foi a forma predominante de mão de obra usada pelas colônias?

Qual foi a forma predominante de mão de obra usada pelas colônias?
No período colonial brasileiro, a mão de obra indígena foi veementemente utilizada na extração do pau-Brasil em território brasileiro. Com o passar do tempo, houve a transição da mão de obra indígena para a mão de obra escrava africana, com um dos principais produtos da época: a cana-de-açúcar. Espero ter ajudado!
Qual a relação entre a metrópole e a colônia?
- As relações econômicas pautavam-se por trocas comerciais, que eram sempre favoráveis aos interesses portugueses. Assim, a metrópole comprava matérias-primas da colônia por valores baixos e fornecia-lhe produtos manufaturados por preços elevados. Esse tipo de critério aplicava-se a todas as metrópoles europeias e a suas colônias.
Como a colônia passa a integrar os mercados europeus?
- Isso fez com que a colônia passasse a integrar os mercados europeus como fonte produtora e como fonte consumidora, de acordo com as regras do pacto colonial. Com o empreendimento agrícola voltado para a exportação, a colonização cumpria seu papel de instrumento de acumulação de capital para a metrópole e a economia europeia em geral.
Como é dividida a produção na colônia?
- O excedente econômico, uma parte pelo menos, era dividida para que os colonos reinvestissem na produção colonial e para sustentar seus luxos. Muito importante ressaltar que a produção na colônia era realizada pela mão de obra da população nativa, ou seja, dos indígenas, e, posteriormente, pelos escravos negros vindos da África.
Qual o desdobramento da colonização da Europa?
- Desdobramento da expansão marítima e comercial da Europa na Idade Moderna, a colonização consistiu na montagem de estruturas de povoamento e exploração das terras conquistadas a fim de garantir lucro e riqueza para os europeus.